No contexto do Ano Santo de 2025, em que a Igreja celebra os 2025 anos da Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo com o tema “Peregrinos de Esperança”, a Diocese de Caratinga realizou, no domingo (9 de novembro), o Jubileu dos Seminários. A celebração aconteceu na Catedral de São João Batista, em Caratinga, durante a missa das 20h.
Paróquias, movimentos e pastorais de toda a diocese têm organizado peregrinações às Igrejas Jubilares, estabelecidas especialmente para o Ano Santo. Entre elas estão as sedes de Forania, que receberam o ícone de Nossa Senhora da Esperança e a cruz jubilar, símbolos centrais deste tempo de graça.
A missa jubilar reuniu os seminaristas do Seminário Propedêutico São José, de Ubaporanga; do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, de Caratinga; e do Convento Nossa Senhora do Carmo, de Caratinga, pertencente a Ordem dos Carmelitas Descalços (Província São José do Sudeste).
A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Juarez Delorto Secco, e concelebrada por Dom Emanuel Messias de Oliveira, bispo emérito, juntamente com os padres Moacir, Leandro, Geziel, Ademilson e Elias Pinto.
Em sua homilia, Dom Juarez destacou o significado da peregrinação no Ano Santo, lembrando que somos sempre caminhantes rumo ao Pai. O bispo também fez referência à festa litúrgica do dia, a Dedicação da Basílica de São João de Latrão, ressaltando que o zelo pela casa de Deus deve marcar profundamente a vida daqueles que discernem uma vocação. Por fim, convidou toda a comunidade a intensificar a oração pelas vocações sacerdotais e religiosas.
Ao término da celebração, os fiéis dirigiram-se aos ícones jubilares para rezar a Oração do Ano Santo e a súplica à Nossa Senhora da Esperança. O momento foi concluído com o canto do hino oficial do Jubileu, proporcionando recolhimento e espiritualidade. A Catedral ofertou ainda um momento de confraternização no Centro Pastoral, encerrando a noite de forma fraterna.
Fotos- Pascom Paróquia Santo Antônio de Pádua- Caratinga