SEMANA MISSIONÁRIA

25/01/2023 . Notícias da Diocese

A Paróquia São Domingos de Gusmão após um tempo de preparação viveu a grande Semana Missionária entre os dias 15 a 22 de janeiro de 2023. Desde o primeiro trimestre de 2022 a Paróquia vinha se preparando com formações assessorada por padres, irmãs e missionários, tudo sendo organizado e acompanhado pela articulação do padre Elias Garcia, vigário paroquial.

Padre Marcondes, pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus – Caratinga esteve a frente das formações das Santas Missões Populares que aconteceram no mês de novembro, durante trinta dias; os agentes missionários rezaram em todas as casas da área urbana e rural da Paróquia.

Padre Siro da Comunidade Missionária VillaRegia de Belo Horizonte/MG, junto com as missionárias irmãs Roberta e Marilene, estiveram na Paróquia em maio de 2022 para a primeira formação com os jovens, em agosto de 2022, foi a vez de nossos jovens participar de um retiro de preparação na comunidade em Belo Horizonte. Em novembro a comunidade VillaRegia retornou a nossa Paróquia para articular os trabalhos que seriam realizados na Semana Missionária. Nesta semana retornam a Ubaporanga com 25 jovens missionários da comunidade para realizar a missão que teve o tema “Despertar para a missão”. Durante a semana tivemos momentos celebrativo em todas as comunidades rurais.  Oito seminaristas propedeutas de 2022, e o seminarista Luan do 2º ano de filosofia participaram das missões, ajudando nas visitas e Celebração da Palavra nas comunidades rurais.

Foram dias de partilha, oração e encontro com Cristo na vida dos irmãos e irmãs. Além das visitas às casas com jovens Missionários de nossa Paróquia e da Comunidade VillaRegia todos os dias houve programações com a Presença do Padre Marcondes sendo elas; Caminhada Penitencial, benção em instituições, Adoração e Benção ao Santíssimo e Celebração Eucarística.

No sábado houve uma missão com as crianças e um encontrão de jovens.

A grande festa de encerramento da Semana Missionária aconteceu domingo dia 22 com a presença de todas as comunidades rurais e urbanas. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Padre Marcondes e concelebrada por Padre Raniel, Padre Elias Garcia, Padre Siro e Padre Agnaldo. No final da Santa Missa, Pe. Elias Garcia abençoou o Santo Cruzeiro e após a benção final iniciou a caminhada para elevação do Santo Cruzeiro no Bairro Monte Castelo, acompanhado pelos fiéis que viveram um momento de renovação da fé, sendo um dia inesquecível que marca a história da Paróquia.

O povo de Ubaporanga/MG, agora possui o grande compromisso de “Viver o estado permanente de missão”, pois a missão continua na vida de cada cristão e no dinamismo pastoral da vida eclesial.

PASCOM DE UBAPORANGA