Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

01/06/2022 . Notícias da Diocese

Todo ano a nossa Igreja, em comunhão com as Igrejas do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, (Conic) celebra a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. É um gesto bonito de inspiração bíblica, o próprio Jesus rezou pela unidade dos seus. “Não rogo somente por eles, mas pelos que, por meio de sua palavra, crerão em mim: a fim de que todos sejam um. Como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, que eles estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste” (Jo 17, 20-21).

A unidade é essencial para a sobrevivência. Ninguém sobrevive sozinho. Nenhum projeto terá futuro se não houver união entre seus idealizadores. Jesus sabia muito bem disso. É neste sentido que nós rezamos pela unidade dos cristãos. E que essa unidade, de fato, aconteça no amor como ordenou Jesus (cf. Jo15,17) e na liberdade que Ele mesmo nos inspira (cf. Lc 9, 23a).

Para nós, cristãos católicos, essa semana é muito especial, pois nela também rezamos a novena em honra ao Espírito Santo. É a Igreja reunida em oração, suplicando esse Dom de Deus para sua vida a exemplo dos discípulos de Jesus e sua Mãe que ficaram em oração aguardando Este Espírito prometido (cf. At 1, 13-14), aquele que revela todas as coisas: “O Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que vos disse” Jo14, 26).

Este ano a semana de oração pela unidade dos cristãos tem como base o versículo 2º do capítulo 2 do Evangelho de Mateus: “Vimos o seu astro no oriente e viemos prestar-lhe homenagem”. No hemisfério Norte, esta semana será celebrada entre os dias 18 e 25 de janeiro. Aqui no Brasil, e em todo o hemisfério Sul, a Semana de Oração acontece de 29/5 a 5/6 de 2022. Você encontra no site do CONIC todo o material para as igrejas brasileiras celebrarem esta semana.

“De acordo com o assessor da Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e subsecretário adjunto de pastoral da entidade, padre Marcus Barbosa, o tema desta Semana de Oração pela Unidade Cristã é um convite para que os cristãos sejam, como a estrela, um símbolo que conduz todos a Cristo, sinal e fonte da Unidade:“O encontro e diálogo entre cristãos é um sinal de esperança para a humanidade tão cheia de fraturas. A Semana de Oração é, sem dúvida, um forte momento de expressão do ecumenismo espiritual que constrói pontes, abate muros e semeia a reconciliação”, afirmou.”

Conforme o site da CNBB, os subsídios da SOUC 2022 foram elaborados pelo Conselho das Igrejas do Oriente Médio (MECC), o qual tem sede no Líbano. A estrela, que em algumas traduções bíblicas consta como “astro”, seria uma espécie de chamado à unidade, pois foi a partir da visão da mesma que os magos convergiram seus caminhos até o nascedouro de Jesus.

Segundo explicou o Conselho das Igrejas do Oriente Médio, além do chamado à unidade, a SOUC é um “convite para trabalharmos juntos”, de modo que possamos construir um futuro “no qual todos os seres humanos possam experimentar a vida, a paz, a justiça e o amor”1.

Rezemos pela unidade de todos os cristãos, rezemos pela nossa unidade Católica. Rezemos pela fraternidade e à amizade social a fim de que a vida tenha sabor de Evangelho, rezemos por um mundo de irmãos2.

Pe. Patrício Geraldo Fialho

1 https://www.cnbb.org.br