Santas Missões Populares em Orizânia-MG

17/08/2022 . Notícias da Diocese

A paróquia São Sebastião de Orizânia, Diocese de Caratinga, Minas Gerais, está vivenciando as Santas Missões Populares. O objetivo é animar as comunidades e famílias, bem como celebrar o Ano Jubilar Missionário. Durante os meses de maio e junho, lideranças de todas as Comunidades Eclesiais Missionárias receberam formação metodológica para o bom êxito da atividade missionária. Ao decorrer do mês de julho, todas as casas foram visitadas para um levantamento sociorreligioso da paróquia. Preenchidas as fichas e sabendo quais as famílias aceitaram o momento de oração na próxima etapa, dividiu-se as comunidades em “setores missionários” com 31 famílias a serem visitadas por cada grupo missionário, com as quais se rezará entre os dias 18 de agosto a 17 de setembro.

Antes de iniciar a terceira etapa das Santas Missões, aconteceu no dia 14 de agosto (domingo), na igreja matriz, um momento de formação com todos os coordenadores e auxiliares dos setores missionários. Após o encontro, o padre Marcondes Ferreira dos Santos (organizador das Santas Missões Populares) presidiu a Santa Missa, na qual o padre Christian Moreira Coelho de Oliveira (pároco local) concelebrou. Estavam presentes também os seminaristas: Aleisson Rodrigues Amaral (faz a experiência pastoral na paróquia), Rivaldo Luiz Norival Domiciano e Yan de Souza Cardoso Carvalho, filhos da paróquia.  Ao final da Missa, os missionários coordenadores e seus auxiliares foram abençoados e enviados, juntamente com os seus andores que carregam a imagem de Nossa Senhora das Graças, escolhida como padroeira dessas Santas Missões.

“Agora é tempo de ser Igreja, caminhar juntos, participar”! Durante as Santas Missões, toda a comunidade vive de modo intenso a oração, a fraternidade e a sinodalidade. Depois dos 31 dias visitando e rezando com as famílias, acontecerá a Semana Missionária. Iluminados pelo Espírito Santo, protagonista da missão (Jo 20,22), e sob proteção materna de Maria, a paróquia de São Sebastião está aberta às surpresas de Deus neste tempo favorável à evangelização. É um período fecundo na vida da comunidade paroquial, contribuindo para a Igreja Particular de Caratinga e a Igreja Universal. Que as famílias sejam alcançadas, para que, assim, todos possam “aprender a descobrir Jesus no rosto dos outros, na sua voz, nas suas reivindicações” (Evangelii Gaudium, n. 91). Confiantes, esperamos que seja momento de “confirmar, renovar e revitalizar a novidade do Evangelho, arraigada em nossa história, a partir de um encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, que desperte discípulos e missionários” (Documento de Aparecida, n. 11). Que a missão seja assumida por cada um, a exemplo do grande missionário do Pai: Jesus Cristo.

Colaboração –  Aleisson Rodrigues Amaral – 1º ano da Configuração

Yan de Souza Cardoso Carvalho – Propedêutico