Reunião Geral do clero- Eleição do Conselho Presbiteral

19/09/2024 . Notícias da Diocese

No dia 18 de setembro de 2024, aconteceu uma importante reunião do clero da Diocese de Caratinga, que teve início às 8h30 com a Oração da Hora Média, seguida por um café da manhã. Um dos momentos marcantes da reunião foi a acolhida de Frei Humberto, OFM, que iniciará uma licença extra domus para viver uma experiência de um ano na diocese.

Outro ponto abordado foram as notícias sobre a saúde do Pe. Jamir Pedro Sobrinho, que, após um período de recuperação, receberá alta na próxima sexta-feira. Além disso, foi acolhido o diácono permanente Renato, que passará a exercer seu ministério diaconal na Paróquia de Santa Margarida de Antioquia, sendo aprovisionado por Dom Juarez.

Um tema relevante da reunião foi a proposta de consórcio ou aluguel de automóveis, apresentada por Eugênio e Gerônimo. A diocese está estudando essa proposta para garantir melhores condições e preços mais acessíveis aos sacerdotes e à administração eclesial.

Durante o encontro, foi também realizada a eleição dos membros do Conselho Presbiteral. A composição do conselho ficou definida da seguinte forma:

• Membros natos:
    • Pe. José Carlos de Oliveira (Vigário Geral)
    • Pe. José Raimundo, SDN (Superior dos SDN)
    • Pe. Geziel José de Almeida (Reitor do SDNSR)
    • Pe. Reginaldo Pires Amâncio (Vigário Judicial)
    • Pe. Marlone Pedrosa (Vigário Episcopal)
  • Membros eleitos pelo clero:
    • Pe. José do Carmo Vieira
    • Pe. Samuel Garcia de Morais
    • Pe. Silas de Paula Barros
    • Pe. Josimar Franco Floreado
    • Pe. Willis de Oliveira Gama
    • Pe. Antônio José de Souza
  • Membro indicado pelo bispo:
    • Pe. José Marcelino Pereira.

Outro tema abordado foi o planejamento para o Ano Jubilar de 2025, que será celebrado sob o título “Jubileu da Esperança”. A abertura está marcada para o dia 29 de dezembro de 2024, na Catedral de São João Batista, e as peregrinações serão organizadas por forania. Houve também discussões preliminares sobre a celebração dos 110 anos da Diocese de Caratinga, buscando definir como dinamizar as festividades.

Bruno Kened que será ordenado diácono transitório em 30 de novembro reforçou o convite a todos. A ordenação Diaconal será na Paróquia São Judas Tadeu em Caratinga as 9 horas.

A reunião encerrou-se às 15h30, com um café de confraternização, no qual foi celebrado o aniversário de ordenação episcopal de Dom Juarez e de alguns padres presentes. Todos os participantes demonstraram grande alegria pelo momento vivido em fraternidade e comunhão.