Reunião do Conselho Pastoral Diocesano acontece pela plataforma Zoom

10/02/2022 . Notícias da Diocese

O Conselho Pastoral Diocesano reuniu nessa quarta-feira , dia 09 de fevereiro, on-line,através da plataforma Zoom e contou com a participação do nosso bispo Dom Emanuel Messias de Oliveira, do coordenador diocesano de pastoral, Pe. Patrício Geraldo Fialho, padres, religiosas, leigos e leigas, coordenadores diocesanos das diversas pastorais, movimentos, associações e organismos da Diocese da Caratinga.

A reunião iniciou  as 9h 10min com oração inicial preparada por Giuliane  e teve a duração de duas horas, com oportunidade para todos que quiseram partilhar as ações que estão sendo desenvolvidas neste tempo de pandemia.

Padre Patrício acolheu aos novos assessores diocesanos, Pe. Josimar Floreado que assume a Catequese, Pe. Marcondes que  assume o Terço dos Homens, Pe. Higor, que assume o Setor de Juventude, Pe.Dione que assume a Pascom e Irmã Antônia,MNSG a  nova superiora do Instituto das Missionárias de Nossa Senhora das Graças, assim como os coordenadores diocesanos.

Irmão João Rezende,SDN  demonstrou com uma  visão clara a Champanha da Fraternidade 2022, com o tema:”Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26) que nos leva a refletir sobre a indispensável relação entre fraternidade e educação, nos recordando que educar não é um ato isolado, mas, sim, o encontro no qual todos são educadores e educandos. A Campanha da Fraternidade este ano nos inspira na missão educacional de cada pessoa, da família, da escola, da Igreja e de toda a sociedade.

Um destaque para a fala do Coordenador diocesano de Pastoral Pe. Patrício sobre o encarte do IX Plano de Pastoral que já está em fase final.

Rayla representando a Pastoral Familiar destacou o terceiro módulo do INAPAF que acontecerá ainda esse ano de forma on-line. Giuliane e Luciano apresentaram a nova proposta do curso de férias previsto para julho/2022 com o apoio de Pe João Batista e Pe Eguinaldo, visto que a Paróquia de São João Batista em São João do Manhuaçu sediará o curso.

Algumas considerações acerca das partilhas dos assessores e coordenadores foram pontuadas.

Pe. Geziel e Pe. Raniel reitores dos seminários destacaram a importância do retorno das atividades anuais dos seminários. “…é graça para nossa diocese ter o seminário…é preciso a colaboração de todas as pastorais para que possam  abraçar os futuros presbíteros…” destacou Pe. Geziel.

Pe. Patrício, já finalizando a reunião, passou os últimos pontos da pauta, destacando as novas vocações para nossa diocese, os diáconos que foram ordenados no último domingo e  as Irmãs Gracianas que receberam vocações para o noviciado e postulantado. Destacou a criação da nova paróquia em Reduto no dia 27 de fevereiro