Diocese de Caratinga

Rádio Eclesia

Reunião da Província Eclesiástica de Mariana tem como pauta 6ª Semana Social Brasileira

17/09/2022 . Notícias Regionais

Aconteceu, Quinta-feira,15/09, de 9h as 15h, em Nova Era, no Centro de Pastoral da Paróquia São José, ao lado da Igreja São Caetano a Reunião da Província Eclesiástica de Mariana. A reunião contou com a presença dos Bispos, Dom Airton José dos Santos, arcebispo metropolitano de Mariana (MG), Dom Emanuel Messias, bispo de Caratinga (MG), Dom Marco Aurélio, bispo de Itabira (MG), dos coordenadores de pastoral das dioceses e de padres, Secretariado Diocesano, religiosas, leigos, leigas, membros dos conselhos diocesanos de pastoral, justificativa de ausência de Dom Antônio Carlos Félix, bispo de Governador Valadares.

Conforme encaminhado na última reunião, acontecida em março, em Caratinga, o tema principal foi a 6ª Semana Social Brasileira, contou com a assessoria de dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG) e secretário da Comissão Especial para a Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Nesta 6ª edição da SSB – iniciada em 2020 e segue até 2023 – o tema pautado é o “Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho”, com a proposta de construção do Projeto Popular “O Brasil que queremos: o Bem Viver dos Povos”, a partir dos acúmulos das cinco edições anteriores.

Dom Vicente de forma tranquila conduziu a assembleia a perceber que a proposta é construir de forma coletiva, à luz da Doutrina Social da Igreja, com as Pastorais Sociais, Movimentos Populares, etc., sem medo de tocar as feridas, ações que correspondam efetivamente ao Brasil que queremos. Usando como iluminação Bíblica, Jo. 10,10, ”Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância”, enfatizou que o mutirão pela vida: por terra, trabalho e teto é justamente a proposta de Jesus. Indicou caminhos para criar e fortalecer a cultura de solidariedade e acolhida, aberta às necessidades das pessoas mais frágeis e necessitadas.

Sem deixar de citar Brumadinho, e a partir da Doutrina Social da Igreja, frisou que a igreja tem de colocar-se a serviço da causa dos direitos e da promoção da pessoa humana, especialmente dos mais pobres, denunciando as injustiças e violências, para que possa surgir uma sociedade verdadeiramente justa e solidária.

Apontou caminhos para efetivar o “Bem viver de todos os povos” através da resistência dos quilombos, dos povos indígenas, dos negros, fazendo-nos esperançar…

Como encaminhamentos para a província assumir conjuntamente ficou sinalizado o empenho em fortalecer a Comissão de Meio ambiente, a discussão da Laudato Si, Trazer o debate, reflexão sobre a Economia de Francisco e Clara… Fortalecer os Grupos de Reflexão, como local e processo formativo de lideranças… Ampliar a discussão dos Grupos de Trabalho Igreja X Mineração… Como gesto concreto único promover um grande Fórum das Pastorais Sociais na Província, para tal os Coordenadores diocesanos de Pastoral com articulação de Vicente Bueno, secretário de Pastoral da Diocese de Itabira irão se reunir para construir o mesmo…

Outro ponto de pauta foi o retorno dos relatórios do sínodo, sendo que foi avaliado que a experiência foi muito positiva, certeza de que o processo não se encerra, compromisso de dar continuidade a Igreja Sinodal. Ficou evidente a necessidade de trabalhar mais sobretudo a escuta e acolhida em nossas igrejas. Os bispos presentes lembraram que devemos aguardar a realização do Sínodo em Roma para mais definições e que as diretrizes da CNBB foram renovadas na intenção de continuarmos atentos e a partir do sínodo ter novas proposições.

Após informes das dioceses foi definido calendário para o próximo ano, sendo a próxima reunião, 16/03/2023, responsabilidade da Diocese de Valadares e 21/09/2023, responsabilidade da Diocese de Mariana.

       

         

Colaboração – Texto- Giuliane Quintino Teixeira

 

 

Cúria Diocesana

Praça Cesário Alvim, 156 - Centro Caratinga (MG) - Cep: 35.300-036

Contatos

(33) 3321-4600 Telefone e WhatsApp chancelaria@diocesecaratinga.org.br

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira 08h às 11h e 13h às 17h