Reduto: Criada a Paróquia de São João Batista e empossado o primeiro pároco

27/02/2022 . Notícias da Diocese

A manhã de domingo, 27/02, foi de alegria para o município de Reduto. A data marcou a criação da Paróquia de São João Batista, formada por onze comunidades.

A cerimônia contou com a presença do Bispo Diocesano, Dom Emanuel Messias de Oliveira, vários sacerdotes da Diocese, Sacramentinos e representantes das comunidades, que passam a pertencer à nova paróquia. O momento marcou também a posse do seu primeiro pároco, padre Adair José de Freitas.

Ao início da celebração, foi feita a leitura do decreto episcopal de criação da nova paróquia, a biografia do Padre Adair e o documento de nomeação de pároco. Em seguida, o sacerdote prestou a profissão de fé e juramento como pároco e recebeu as chaves da igreja.

Desmembrada da paróquia do Bom Pastor (Manhuaçu), a nova paróquia São João Batista é formada pela igreja matriz e dez comunidades filiais, abrangendo o território do município de Reduto.

Para o Bispo da Diocese de Caratinga, Dom Emanuel Messias de Oliveira, este representa um momento especial. A Paróquia de São João Batista é a sétima criada durante o mandato episcopal dele na diocese. “É um momento ímpar, pois a vida da comunidade irá se transformar. Não por falta de zelo por parte dos Missionários Sacramentinos, que cuidavam antes, mas porque desta vez tem um pároco 24 horas, 7 dias por semana, presente na paróquia atendendo a todas as necessidades do povo; erguendo os caídos; orientando os desorientados; celebrando a Eucaristia; alimentando espiritualmente toda a comunidade; levando a Unção dos enfermos aos doentes; participando da vida e das dificuldades do povo; ou seja, alguém que está mais disponível como pároco desta nova paróquia. Padre Adair é uma pessoa muito dedicada, que já demonstrou seu trabalho através de outros encargos na diocese e outras paróquias em que atuou. Cheio de espiritualidade e agora aceita o convite de fazer parte dessa nova comunidade, a nova família religiosa que é a comunidade paroquial São João Batista”.

A missa de instalação também contou com o agradecimento da comunidade de Reduto. O coordenador Irineu Batista Lopes destacou o empenho dos Padres Sacramentinos do Bom Pastor e agradeceu aos Padres Heleno, Evandro e  Santana.

NOVO PÁROCO

O novo pároco de Reduto, Padre Adair José de Freitas, nasceu no dia 12/05/1976, em Santana do Manhuaçu. É filho de Jurandir Lucas de Freitas e de Eva Lucas de Freitas. Tem 6 irmãos: Maria de Lourdes, Maria Lúcia, Cleria Aparecida, Catarina Lucas, Josino Lucas e Adriano Antônio.

Foi batizado no dia 06 de junho de 1976. Cursou o ensino fundamental na escola municipal do Córrego do Marambaia e ensino médio na Escola Estadual em Santana do Manhuaçu. Ingressou no Seminário Propedêutico no dia 11 de fevereiro de 2000. De 2001 a 2006 cursou filosofia e teologia no Seminário Diocesano.

Ordenado diácono em 08 de dezembro de 2006 e ordenado presbítero em 28 de outubro de 2007. Exerceu as funções de Vigário Paroquial na Paróquia São Sebastião em Inhapim, Administrador da Paróquia Santa Rita de Cassia em Santa Rita de Minas, Pároco da paróquia de São Simão em Simonésia e Diretor Espiritual do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário. Desde abril de 2014 pároco da paróquia Nossa Senhora do Rosário em Vilanova.

Ao final da celebração, Padre Adair José de Freitas proferiu seu agradecimento. Saudou os que vieram de sua paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Vilanova, e os seus novos paroquianos, os quais o acolheram com muito afeto e carinho. De forma especial, relembrou o Padre Júlio Pessoa Franco, já falecido, que sempre se dedicou a Reduto e sonhava com a instalação da paróquia.

Padre Adair se disponibilizou para a evangelização juntamente com todas as pastorais e movimentos da Paroquia São João Batista. “É uma alegria imensa estar chegando nesta nova paróquia, com o coração muito aberto e uma expectativa muito grande. Nosso povo aqui de Reduto tem uma história religiosa muito especial. Foram cuidados pelos padres sacramentinos e nós agora iremos continuar os trabalhos, com a graça de Deus, contando com as orações e a colaboração de todos os fiéis dessa nova paróquia”.

Colaboração – Carlos Henrique Cruz – Portal Caparaó