Diocese de Caratinga

Rádio Eclesia

POSSE DE PE. MALVINO NETO NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO AMPARO – CHALÉ

04/04/2023 . Notícias da Diocese

Em 29 de março de 2023, tomou posse na Paróquia Nossa Senhora do Amparo o Padre Malvino Roberto Pires Neto, o 6º pároco em quase 95 anos de História e o 36º a passar por aqui, pois durante muito tempo a nossa Paróquia era assistida por padres que residiam em outras paróquias.

Nascido em 22 de abril de 1994, natural de Lajinha-MG, nosso município vizinho, atualmente com 28 anos, é filho de Maria das Graças Cesário Pires e Malvino Roberto Pires Filho (in memoriam) e irmão de Eduarda.

A vocação foi despertada pelo padre Ronaldo, que preparou todo o processo para seu ingresso no seminário propedêutico São José, em Ubaporanga, em 04 de fevereiro de 2012 e no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, aos dias 26 de janeiro de 2013.

Recebeu o ministério de leitor em 28 de novembro de 2017 e o de acólito aos 23 de novembro de 2018. Foi ordenado diácono aos 03 de maio de 2020. Foi ordenado Presbítero em 08 de Novembro de 2020 tendo escolhido como
lema da sua Ordenação: “É necessário que ele cresça e eu diminua” Jo,3,30.

Exerceu o ministério diaconal na paróquia de Santo Antônio de Pádua, em Ipanema MG, onde exerceu a atividade de Vigário paroquial. Pe. Malvino foi vigário na paróquia de Santo Estêvão em Iapu MG, e também foi vigário da Paróquia Senhor Bom Jesus, em Caratinga-MG. A partir 29 de Março de 2023, toma posse como Pároco na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, em Chalé-MG, assumindo assim sua primeira como Paróquia.

O DIA DA POSSE COMO PÁROCO, EM CHALÉ

Os paroquianos organizaram uma concentração próximo a Sociedade São Vicente de Paulo, por volta das 18h30. O padre se encontrava lá e nesse momento já era abordado com abraços e mensagens de boas – vindas.

As comunidades vizinhas e também paroquianos de Lajinha se juntaram aos fiéis da nossa Paróquia para uma caminhada até a Matriz, entoando cânticos de louvores a Deus. Chegando na matriz um coral formado pelos homens do PLC, as organizadoras do PLC Feminino, Terço dos Homens e os jovens do Perseverança – TLC, recepcionado o novo pastor, Pe. Malvino ao som de “Terra Seca”. Emocionou centenas de pessoas, aglomeradas na praça, a calorosa recepção ao padre, um representante de Cristo, um humilde servo do Senhor na grande missão de evangelizar e acolher pessoas carentes de Deus e de pão.

Em seguida teve início a Santa Missa presidida pelo padre Marcondes Ferreira dos Santos, designado pelo Bispo Diocesano Dom Emanuel Messias de Oliveira para presidir esse momento e concelebrada pelos padres Higor, Leandro, Bismarque, Leonardo, Marcondes, Willis, José Geraldo, Wagner, Samuel, Celso, Reginaldo, Josimar, diácono Evandro.

O comentário inicial fora de acolhida ao novo pároco e gratidão a Deus. “Deus não se esquece do seu rebanho! Ele o guia guarda e protege. Nosso Senhor Jesus Cristo é o eterno e único pastor, nele está todo o bem querer do Pai. A Igreja de Deus, templo vivo e Corpo de Cristo edificada no seu sangue pela força do Espírito Santo é o meio pelo qual o Bom Pastor, mantem na caridade o seu único rebanho, e por ela, preenche cada homem e mulher de graças e dons, chamando-os ao serviço do seu reino. Ele, o Bom Pastor, se serve de pessoas para apascentar e conduzir o seu povo. Deus em sua providência concede bondosamente um novo pastor para nossa paróquia e na alegria desse jubiloso dia acolhemos nosso novo pároco Pe Malvino Neto.

Que o Divino Mestre o fortaleça em sua nova missão. Suplicamos os auxílios de nossa padroeira a Santíssima Imaculada Virgem Maria Mãe de Deus, a Senhora do Amparo, para que seu ministério, à frente de nossa comunidade eclesial, seja sempre fecundo e frutuoso. Que possamos juntos ao término desse caminho quaresmal aproximar do mistério da Páscoa do Senhor”.

A liturgia, presidida pelo padre Marcondes, teve início com a leitura de provisão de pároco, feita pelo diácono Evandro, nomeando e acolhendo padre Malvino como novo pároco.

A homilia, foi feita pelo padre Higor, que é colega de Seminário, ordenado no mesmo dia que padre Malvino.]

Na liturgia do dia Jesus afirma: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos”. Seus adversários, porém, estão fechados à sua mensagem de salvação, a única VERDADE capaz de libertar.

Logo após a homilia, teve continuidade o rito de posse, quando o novo pároco fez seu juramento de fidelidade, a profissão de fé e a renovação das promessas sacerdotais, sendo interrogado publicamente para manifestar sua disposição de cooperar com o Bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da Paróquia que lhe está sendo entregue.

Em seguida, recebeu os símbolos, sinais do Ministério Sacerdotal, para bem desempenhar sua missão.

Neste momento, o pároco recebeu as chaves da Igreja, Casa de Deus e nossa, para que cuide deste templo material, símbolo da Igreja viva que deverá edificar na alegria e na caridade. Pe Malvino Neto foi conduzido à Cadeira Presidencial donde preside a comunidade e na qualidade de Mestre, ensina e exorta recordando a missão de Cristo, cabeça e guia de seu povo. Foi conduzido aos instrumentos para o Batismo onde os novos filhos de Deus renascem pela graça do Espírito Santo. Para que a vida divina recebida neste sacramento cresça e se desenvolva sempre maisno coração dos fiéis.

No Sacramento da Penitência realiza-se a reconciliação dos pecadores com Deus. Que o Padre Malvino seja zeloso nesse ministério e distribua aos pecadores as riquezas da misericórdia infinita do Senhor.

A Eucaristia é o ápice e a fonte de todo culto e da vida cristã. O novo Pároco foi, por fim, conduzido ao sacrário recordando de zelar e cuidar que a Eucaristia seja o centro de toda a ação pastoral e de toda a vida da Paróquia. Após a comunhão, a ata de posse foi lida pelo Diácono.

Em seguida os animadores das 12 comunidades que compõem a Paróquia entraram segurando cartaz com a foto das capelas e o animador do CPP, José Maria de Souza e o animador da Matriz Zaire Lage deram as boas-vindas em nome das comunidades, reforçando que o padre não está sozinho, que estamos todos juntos para servir.

Em seguida, foi a vez do padre Malvino dar suas palavras. Em primeiro lugar agradeceu a todos os presentes, por sustentar com apoio e presença.

Depois agradeceu a presença do Padre Marcondes, e pediu para que levasse ao bispo Dom Emanuel o seu abraço e que vai trabalhar muito bem amparado aqui na Paróquia pela comunidade e pela Padroeira.

O agora novo pároco, também agradeceu e saudou a todos. Convidou a mãe e os familiares presentes e os apresentou à comunidade. Falou sobre a proximidade de sua mãe com Chalé, pois é nascida em Professor Sperber e
tem parentes no município: os Cesários e Ambrósios, Lembrou a importância do Padre Augusto, que fez parte da sua infância e adolescência e foi sua base religiosa e ao Padre Ronaldo, que fez todo o processo para sua entrada no seminário, e da importante contribuição do então padre Éder. “Esses padres marcaram a minha vida, se eu estou como padre é por causa deles também!”

Ele também gradeceu ao padre Michel que muito atencioso, e caridoso explicou tudo sobre o dia a dia da Paróquia.

Em seguida, todos os presentes acolheram padre Malvino com uma calorosa salva de palmas. A benção foi dada sob todos os presentes. E a comunidade foi convidada a participar do jantar preparado com muito carinho para todos.

A MENSAGEM DA PASCOM DE CHALÉ AO NOVO PÁROCO:

É com muita alegria que a nossa comunidade Paróquia o recebe como pároco, padre Malvino Roberto Pires Neto. Seja muito bem-vindo! A partir de agora, entre nós, você será membro de cada família, compartilhará conosco todos os sofrimentos e alegrias. Cuidará de nós como o Pastor que cuida e conhece cada ovelha de seu rebanho.

Apresentar-se-á a Deus em nosso nome, oferecendo-lhe nossas preces e voltará a nós para comunicar-nos o perdão de Deus e a esperança. Que possa nos ensinar, perdoar, consolar e abençoar. Como Deus o amou e assim o chamou para compartilhar com Ele todo o mistério da salvação, que o seja sinal de Deus inserido sacramentalmente nessa missão apostólica e missionária. Que nos ajude a interrogar-nos sobre o sentido da nossa vida e da nossa história.

Ao receber a convocação do Bispo e, em virtude da obediência abraçada, você ofereceu o seu consentimento ao chamado. O chamado a abraçar sua nova missão, sua nova Paróquia. Não quis tapar os ouvidos ao chamado de Deus para conduzir uma nova comunidade, dando a sua total obediência à Igreja.

Nós te abraçamos e te recebemos com amor, sabemos que vai conquistar e ser conquistado por esta Paróquia. Saiba que você é responsável pelo que cativa.

E que possa exercer a sua missão no meio de nós com muito amor, oração, fidelidade, prontidão e que através das suas mãos ungidas, possa derramar as suas bênçãos em nosso meio. “Não existe coincidência e sim providência”. Sua chegada tem um propósito grandioso e que talvez nenhum de nós saibamos, mas o fato é que nossa paróquia te recebe de braços e corações abertos e que o Senhor seja Luz em nossos caminhos.

Seja muito bem-vindo entre nós e conte sempre conosco Padre Malvino para o que precisar.

Chalé agora é a sua comunidade!

 

Colaboração – Rafael Oliveira | Elci Ambrósio

 

Cúria Diocesana

Praça Cesário Alvim, 156 - Centro Caratinga (MG) - Cep: 35.300-036

Contatos

(33) 3321-4600 Telefone e WhatsApp chancelaria@diocesecaratinga.org.br

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira 08h às 11h e 13h às 17h