“Por uma pastoral Eucaristizada: Serviço, Encontro e Relação”.

27/09/2022 . Notícias da Diocese

A Paróquia do Coração Eucarístico de Jesus – Santuário de Adoração promoveu Retiro de Liderança Paroquial, evento realizado nas dependências do Santuário, em Caratinga, no dia 25 se setembro de 2022. Local recomendado para a prática da reflexão e do silêncio, na medida em que distante dos centros urbanos da cidade, em meio a natureza, que tem um importante papel para a descoberta da beleza de Deus e da vida.

A prática dos retiros católicos é muito comum e tradicional na história do Cristianismo. Também chamados de “Exercícios Espirituais”, são intensamente vivenciados pela Igreja Católica. Costumam ser conduzidos por um religioso com a tarefa de pregar a Palavra de Deus.

Os Evangelhos indicam que Jesus, antes de tomar decisões ou realizar atos importantes, retirava-se para uma região montanhosa ou desértica, passando longos tempos de oração e silêncio. Exemplo disso foi quando escolheu seus doze apóstolos: “Nesses dias, Jesus foi para a montanha afim de rezar. E passou toda a noite em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos, e escolher doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos.” (Lucas, 6, 12-13).

Daí a importância do recolhimento, necessário para um momento de oração, de meditação e de reflexão, ligando sua intimidade com a divindade.

Diante da constante necessidade da paróquia de formar pessoas para assumir, suceder ou substituir lideranças dentro das pastorais, das equipes de serviço, dos movimentos como também no necessário e permanente aprimoramento na formação dos seus agentes, são programados retiros de formação e treinamento de lideranças. Além de lideranças, também participaram pessoas com potencial para ocupar essas posições num futuro próximo e aquelas que, mesmo sem cargo formal, auxiliam a resolver situações do dia a dia paroquial.

O retiro foi um misto de silêncio, oração, reflexão e formação de lideranças. Os momentos conduzidos pela Irmã Luzia, Sacramentina de Bergamo, que possui como carisma o mesmo ardor que moveu Santa Gertrudes e move cada irmã sacramentina, cada leigo adorador Sacramentino e todos aqueles que compartilham do infinito desejo desta grande santa de amar Jesus e fazê-lo amado, é a ardente caridade para com Jesus Sacramentado e o próximo, marcaram a  temática do retiro: “Por uma pastoral Eucaristizada: Serviço, Encontro e Relação”. Expressando assim, nosso amor à Jesus presente nos irmãos e irmãs.

Cada passo foi estudado com base na Palavra, onde cada momento remetia o participante, mediante a prática da leitura orante, o deserto realizado no quintal interno com uma profunda reflexão e meditação sobre a caminhada pastoral. Reflexões fortes da palavra de João 4, 5-15. 19-42, Lucas 24:13-35. Finalizando as atividades dos dia Irmã Luzia realizou a dinâmica do Lava Pés(Jo 13,1-15), simbolizando com o lavar as mãos.  O lava-pés é um dos episódios mais conhecidos do Evangelho. É também um dos atos de Jesus que inspira o Ministério Uns Aos Outros. Você já deve ter percebido que aqui no nosso ministério ninguém é maior que ninguém. Nós nos colocamos constantemente em desafio a fim de fazer valer nosso discurso. E, não é fácil.

O Retiro proporcionou, a nós leigos e leigas, um tempo de conversa íntima e muito próxima com Deus, e não menos importante, um entendimento da nossa função de servo(a) dentro da Igreja, conforme reza o Evangelho de Jesus Cristo.

Os tempos desafiadores que vivemos pedem novas respostas, que podem estar dentro de cada um de nós. Gratidão aos religiosos sacramentinos  Renivaldo Bruno, SSS e Vittório Baggi, SSS, pela dedicação para que este momento se tornasse real e a Irmã Luzia, por nos proporcionar esta experiência enriquecedora.

Fonte- Texto e foto – Gicélia Azevedo – Pascom Santuário