Pe. Gouveia é o Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Vilanova

25/02/2022 . Notícias da Diocese

No dia 24 de fevereiro, na missa das 19h, Padre José Geraldo de Gouveia foi apresentado como o Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Vilanova, Manhuaçu, MG.

A missa foi presidida, por Pe. José Carlos de Oliveira e concelebrada por Pe. Jamir, Pe. Calais e Pe. Fernando.

A matriz estava repleta de pessoas que vieram acolher o Pe. Gouveia, como seu novo Pastor.

Após os ritos iniciais foi feita uma apresentação de Pe. Gouveia e em seguida lida a Provisão de Administrador Paroquial.

Após esse ato, a Celebração Eucarística seguiu normalmente.

Pe. José Carlos na sua homilia fez referência aos textos bíblicos, na Carta de São Tiago (5, 1-6), nos lembrou que Deus suscita profetas em todas as épocas para edificarem a chama da esperança na escuridão que nos envolve, denunciar as injustiças, e ajudar os pobres e elevar o seu grito para os céus. O apóstolo Tiago já via, no seu tempo, o desequilíbrio entre ricos e pobres, e se dava conta do pecado de uns e da grandeza dos outros. Observando a realidade, em perspectiva divina, vemos o que é invisível à simples lógica humana.

No evangelho, Pe. José Carlos, nos lembrou que Jesus exige que resistamos às tentações e renunciemos de forma decidida às ocasiões de pecado. A palavra de Cristo faz-nos tomar consciência da nossa falta de coerência quando é preciso renunciar a pequenas coisas para progredirmos espiritualmente. Cada um de nós, inspirado por este ensinamento de Jesus, deve discernir o que deve efetivamente cortar para entrar no Reino de Deus.

Por fim, falou da Missão do Padre na Paróquia segundo as normas da Igreja: lembrou que o padre é o pastor dos fiéis a ele confiados, sob a autoridade do Bispo diocesano, no exercício do múnus de ensinar, santificar e governar, com a cooperação de outros presbíteros, diáconos e a colaboração dos fiéis leigos.

Ao final da missa foi feita uma mensagem de acolhida por Rodriane, Coordenadora Paroquial  e na sequência, o Pe. Gouveia agradeceu a mensagem e a acolhida. Após a bênção foi servido um delicioso jantar oferecido a todos.