Evento em Caratinga (MG) reúne formadores, padres e reitores para refletir sobre os desafios e perspectivas da formação sacerdotal no Brasil
Entre os dias 13 e 16 de outubro, a PAULUS Livraria de Belo Horizonte marca presença no Encontro da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), realizado na cidade de Caratinga (MG), ocasião em que foi lançado o livro Formação presbiteral diocesana: perspectivas e desafios.
O evento contou com a presença do padre Humberto Robson, autor da obra, que propõe um olhar atento e renovador sobre os processos de formação dos futuros presbíteros no contexto atual da Igreja no Brasil.
Reflexão sobre a formação sacerdotal
Reunindo formadores, padres, reitores e diretores espirituais, o encontro promoveu momentos de diálogo e partilha sobre as dimensões humana, espiritual, intelectual e pastoral da formação sacerdotal. Em sua fala, padre Humberto destacou a importância de compreender a formação presbiteral como um caminho integral e contínuo, que une fé, comunidade e missão.
Além do lançamento, a participação da PAULUS possibilitou a apresentação de outras publicações do autor voltadas à espiritualidade e à formação ministerial de sacerdotes e seminaristas, reforçando o compromisso da Editora com a evangelização por meio da difusão cultural e o apoio às iniciativas formativas da Igreja.
Entre os participantes, o padre Elias Fernandes, da diocese de Caratinga (MG), ressaltou que a presença da PAULUS “amplia o espírito de partilha e formação entre os presentes”.
Já o padre Geanine Barbosa, reitor do Seminário São Francisco de Assis, da diocese de Ituiutaba (MG), e secretário da OSIB do Regional Leste II, destacou que o encontro favorece uma reflexão mais profunda sobre o papel dos formadores:
“Este ano, de maneira muito especial, contamos com a presença do padre Humberto Robson e da PAULUS, que nos ajudam a refletir sobre a caminhada formativa das nossas dioceses, das nossas igrejas particulares no Brasil, com um tema muito importante para nos orientar sobre como deve ser a nossa atuação em nossas casas formativas”, afirmou.
Contribuição para os formadores e para a Igreja
O padre Marcos Tiago, chanceler da diocese de Luz e formador do curso Propedêutico do Seminário Diocesano Nossa Senhora da Luz (MG), salientou que a obra lançada “auxiliará os formadores de toda a Igreja do Brasil no acompanhamento dos futuros sacerdotes”.
Para o padre Márcio Soares, reitor do Seminário Diocesano de Itabira (MG), “é de extrema importância a realização de formações que contam com obras de referência na preparação dos novos padres”.
Por fim, o padre Arlen Humberto, da arquidiocese de Montes Claros, consagrado da Comunidade Filho de Maria e reitor do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria, destacou que “as obras escritas pelo padre. Humberto têm nos auxiliado muito na formação eclesial e nos desafios da modernidade. É um livro que aconselho que todos utilizem e aprofundem, para que possam crescer no trabalho formativo”, concluiu.
Sobre a obra
Na realidade eclesial brasileira e no contexto da vida ministerial de cada presbítero diocesano, a formação inicial e a formação permanente são assuntos constantemente revisitados, debatidos e refletidos. O livro Formação presbiteral diocesana: perspectivas e desafios conduz à reflexão de temas importantes como Igreja local, amor esponsal, incondicional e frutífero, serviço à comunidade, ministério ordenado em função de uma porção do povo de Deus. Assim, é preciso sempre voltar àquela questão fundamental: Quem me chama? O que me move? Sem responder a essas questões diariamente não se poderá compreender o que é viver uma vida vocacionada, pois será uma vida fechada em si mesma.
Fonte- https://www.paulus.com.br / Paullus