Aconteceu, na manhã do dia 26 de abril de 2026, na Paróquia Senhor Bom Jesus, em Caratinga, a primeira etapa da formação continuada com os agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Forania de Caratinga.

O encontro reuniu representantes das paróquias Senhor Bom Jesus (Caratinga), Coração Eucarístico de Jesus – Santuário de Adoração (Caratinga), São Judas Tadeu (Caratinga) e Nossa Senhora da Conceição (Caratinga), contando também com a participação de agentes convidados da Pascom da Paróquia Senhor Bom Jesus, de Bom Jesus do Galho.
Pe. Marcondes Ferreira dos Santos, Diretor Espiritual da Pascom da Forania de Caratinga, realizou a acolhida inicial, dando início às atividades. Em seguida, Pe. Dione José Vieira Leandro, Assessor Diocesano da Pascom, conduziu o momento formativo.

Durante a formação, foi enfatizada a importância do trabalho em equipe e da comunhão entre as pastorais, destacando a Pastoral Orgânica (ou Pastoral de Conjunto) como caminho para fortalecer a missão evangelizadora da Igreja. Nesse sentido, foi reforçado que a comunicação deve estar a serviço da unidade e da ação evangelizadora em Cristo e para Cristo.
Foram apresentados documentos importantes para o caminho pastoral, como o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil e o X Plano Diocesano de Pastoral 2026–2030. Também se destacou a necessidade de prudência, responsabilidade e discrição na criação e execução das atividades comunicativas.
Ressaltou-se ainda que o trabalho da Pascom vai além da produção de fotos e vídeos, abrangendo toda a dinâmica da evangelização por meio da comunicação — desde a fonte até o receptor — exigindo formação contínua, atenção às orientações da Igreja e sintonia com a realidade paroquial.
A coordenadora da Pascom da Forania de Caratinga, Gicelia Azevedo, destacou que a implantação da Pastoral da Comunicação nas paróquias é essencial para evangelizar tanto nos meios digitais quanto nos presenciais, favorecendo a articulação entre as pastorais e promovendo a unidade na ação evangelizadora.
Ao final, foi expressa gratidão pelo empenho dos agentes da Pascom, reconhecendo sua contribuição significativa para a vida eclesial. Que, iluminados pelo Espírito Santo, perseverem com zelo e prudência, colocando seus dons a serviço do Reino de Deus e da edificação do Corpo de Cristo.
Fotos: Maryanne Oliveira, Christiane Silva , Geovanni e Angela Márcia