Pastoral Carcerária promove formação para novos agentes

29/07/2022 . Notícias da Diocese

A Pastoral Carcerária é um serviço de evangelização da Igreja Católica que tem por objetivo a missão junto aos irmãos e irmãs que que estão nos presídios e Centros de reabilitação social levando a mensagem de Jesus Cristo sobre a esperança e a conversão, bem como, o amor de Deus a cada um.

“As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias das pessoas de hoje, sobretudo das pobres e de todas aquelas que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias das discípulas e discípulos de Cristo.” (Gaudium et Spes)

“Estive preso e vieste me visitar” (Mt 25, 36). É com esse lema em mente que a Pastoral Carcerária (PCr), pastoral social ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), age junto às pessoas presas e suas famílias.

Com agentes presentes em todos os Estados do país, a PCr acompanha e intervém na realidade do cárcere brasileiro de forma cotidiana.

O Brasil tem atualmente a terceira maior população carcerária do mundo, em contínuo e exorbitante aumento desde o início dos anos 1990, revelando a perversa política de encarceramento em massa que está em curso no país, e que tem como alvo os grupos sociais marginalizados e empobrecidos, destacadamente jovens, negros e moradores/as das periferias e das áreas urbanas socialmente mais precarizadas.

A PCr, busca ser a presença de Cristo e de sua Igreja no mundo dos cárceres, caracterizado pela superlotação, condições insalubres e tortura sofrida pelas pessoas privadas de liberdade. Portanto, em seu trabalho de atendimento religioso às pessoas presas os/as agentes pastorais promovem um serviço de escuta e acolhimento, anunciam a Boa Nova, contribuem para o processo de iniciação à vida cristã e para a vivência dos sacramentos, e atuam no enfrentamento às violações de direitos humanos e da dignidade humana que ocorrem dentro do cárcere, pois “todo processo evangelizador envolve a promoção humana” (Doc. Aparecida, p.399). Assim, a evangelização concretiza-se de forma integral, seguindo as orientações da Igreja: “As profundas diferenças sociais, a extrema pobreza e a violação dos direitos humanos (…) são desafios lançados à evangelização” (Puebla, 90).

Está claro que encarcerar mais pessoas, em sua maioria pobres e negras, não diminui a violência; ao contrário, o encarceramento serve para torturar as pessoas mais pobres e gerar ainda mais violência.

É urgente e necessário que se paute e defenda um urgente e necessário programa de redução da população carcerária. Visando isso, a Pastoral, em parceria com diversas outras organizações, movimentos e pastorais sociais, lançou em 2013 a Agenda Nacional Pelo Desencarceramento.

Diocese de Caratinga- Foranias Caratinga e Inhapim

Pastoral Carcerária da Diocese da Diocese de Caratinga , promoveu no último sábado, dia 23 de julho, uma capacitação voltada para formar novos agentes desta pastoral.  A 1° FORMAÇÃO para novos missionários da Pastoral Carcerária do 1° bloco, pós pandemia , foranias de Caratinga e Inhapim.

A  formação contou com a colaboração de Pe. Marcondes Ferreira Santos que é pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus em Caratinga onde aconteceu a formação , Pe. Malvino Roberto Pires Neto que é vigário da referida paróquia  e  Pe. Júlio Cesar de Souza Pereira , vigário forâneo da Forania de Inhapim  e pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha em Ipaba que também esteve presente à formação.

A coordenação diocesana da Pastoral Carcerária apresentou o  assessor diocesano, Diácono Rafael Teixeira Garcia,

que aceitou   junto a diocese , o caminhar da PASTORAL CARCERÁRIA, missão nobre, árdua e linda, e enviou um agradecimento especial ao bispo diocesano Dom Emanuel Messias de Oliveira por acreditar nesta missão carcerária junto aos nossos irmãos jovens encarcerados , presos políticos, doentes, dependentes e explorados pela guerra do tráfico de drogas. Que nosso Bom Jesus nos fortaleça na missão por uma Igreja em Saída e por um mundo sem cárcere.

Colaboração – Maria Aparecida Moreira Neto – Coordenadora Diocesana

– Fotos – Facebook – Pe. Júlio Cesar de Souza Pereira