Paróquia Nossa Senhora da Penha, Pocrane, realiza missa da colheita

12/07/2023 . Notícias da Diocese

Foi realizada, no último domingo, dia 09 de julho, na Paróquia de Nossa Senhora da Penha de Pocrane/MG, a 10ª Missa da Colheita. Um momento de louvor e agradecimento a Deus pelos frutos colhidos e pelos trabalhos realizados no campo.

A Santa Missa, que já é tradicional, foi celebrada pelo pároco, Pe. Agnel Martins Alves. Contou com a presença dos seminaristas Phillipi Carlos e Heleno Assis; de agricultores; trabalhadores rurais e representantes de todas as 24 comunidades da paróquia. Os organizadores estimaram um número de 1.000 fiéis, aproximadamente.

A homilia foi feita pelo seminarista Phillipi Carlos. Nela, o seminarista refletiu sobre a revelação do Senhor que se dá no cotidiano da vida. Enfatizou a necessidade de valorizarmos a presença de Deus nos gestos de cuidado, fraternidade e carinho com os irmãos e com a natureza, ambos frutos da bondade e do amor do Senhor.

Pe. Agnel, reforçou, em sua reflexão, ao final da missa, sobre a importância do homem do campo e da atividade agrícola para o bem da humanidade. Falou das dificuldades que os produtores rurais passam, da fé e da perseverança para enfrentar os desafios do campo.

Alguns membros da paróquia apresentaram no altar vários objetos que simbolizam o trabalho do agricultor, além dos frutos da terra. O ofertório contou com a oferta de alimentos que foram doados para o Asilo e para a APAE da cidade. Pe. Agnel abençoou os alimentos, os produtores rurais e todos os presentes.

No final da Santa Missa, os fiéis partilharam frutas, legumes, verduras, mudas de plantas frutíferas e um delicioso jantar. Como gesto concreto da festa, não foram utilizados materiais descartáveis. Cada fiel foi convidado a trazer seu prato, colher e caneca.

Phillipi Carlos – Seminarista do 1º ano (Etapa da Configuração)