Paróquia do Carmo em Caratinga acolhe seu novo pároco

20/02/2023 . Notícias da Diocese

Na manhã do último domingo, 19 de fevereiro, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Caratinga acolheu de forma oficial o seu novo pároco, Frei Rafael Lucas Terra, OCD. O religioso foi designado pároco de Caratinga no último capítulo dos frades carmelitas descalços, em janeiro. Terá a missão de suceder o Frei Geraldo Afonso, OCD (transferido para a sede provincial em São Paulo).

A Celebração Eucarística com rito de posse foi presidida pelo bispo diocesano de Caratinga, Dom Emanuel Messias de Oliveira, e concelebrada pelos padres Dione (Pároco de Bom Jesus do Galho e Vigário Forâneo), Marcondes (Pároco do Bairro Santa Cruz), Patrício (Ecônomo do Seminário Diocesano), Ely Cristo (Pároco de Inhapim) e Frei Ronan (Pároco de Piedade de Caratinga). A celebração contou ainda com a participação das irmãs gracianas, seminaristas diocesanos, postulantes, carmelitas seculares, familiares do novo pároco, além de uma representação intensa do povo de Deus da paróquia que abarca os bairros Esplanada, Salatiel, Vale do Sol, Zacarias, Rua do Seminário, Bairro das Graças, Aeroporto e Córrego do Laje.

Como rito de posse, a provisão foi lida por Pe. Dione. Em seguida, Frei Rafael professou a sua fé e fez o juramento de posse, renovou ainda as promessas sacerdotais. Recebeu de Dona Dulce, em nome da comunidade, as chaves da Igreja, recordando seu ofício de pastor. Foi ainda introduzido à cadeira presidencial (o padre em nome da comunidade preside o mistério da fé); à pia batismal, incensando-a (pelo batismo renascemos na luz de Cristo); sacrário (onde é depositado a Eucaristia, sustento de nossa fé); confessionário (onde o pastor ouve atento e cura as feridas/pecados do povo). A cada gesto, rico em simbologia, Dom Emanuel explicava a tarefa que Frei Rafael abraça.

A liturgia do Tempo Comum recordava a necessária missão de amar os inimigos, acerca disso, Dom Emanuel de forma catequética exortou os presentes a serem pessoas a serviço da misericórdia, pois Deus sempre é misericordioso.

Ao final da celebração, a comunidade acolheu o novo pároco destacando que caminhará junto com seu pastor, construindo uma Igreja viva e atuante, assim como foi nos últimos 70 anos. O novo pároco agradeceu o carinho da acolhida e se colocou à disposição de toda a comunidade paroquial, reforçando que a oração deve nos guiar.

Frei Rafael foi ordenado presbítero em Simonésia, sua terra natal, no último mês de dezembro. Desde sua ordenação estava à serviço da Paróquia Santa Teresinha do Higienopolis, em São Paulo. Em Caratinga será o pároco, e contará com a cooperação de 3 frades: Frei Márcio Paiva (Vigário Paroquial), Frei Jorge Corrêa e Frei Sebastião Leite.

Desejamos aos frades que residirão em Caratinga um frutuoso ministério.

Texto: Victor Machado.

Fotos: Pascom do Carmo e Marineusa Gonçalves.