Paróquia de Santa Helena recebe visita do PLC

13/02/2023 . Notícias da Diocese

A Paróquia Santa Helena em Caputira, recebeu no último dia 05 de fevereiro a coordenação diocesana do PLC (Peregrinação de Leigos Cristãos).

A PLC, como é chamada, é um movimento da Igreja Católica Apostólica Romana que busca anunciar o Cristo e sua Palavra através de exemplos de vida e testemunhos. Um dos fundamentos do movimento se baseia no tripé composto pela piedade (oração), estudo (Evangelho) e ação (trabalho no apostolado).

“P. L. C.” (Peregrinação de Leigos Cristãos) teve seu início em Jaú, no ano de 1969 como alternativa às pessoas que gostariam de participar do antigo “Cursilho” e se viam impossibilitados, em virtude de ser, naquela época, um curso mais longo e complexo. Em Bariri, o movimento foi constituído em 1971.

São tarefas do “PLC”: evangelizar, trazer novos cristãos à Igreja, estudar a Palavra de Deus, estar pronto para servir a Igreja, na comunidade, em seus trabalhos diversos. Trabalha, sobretudo, na busca de pessoas que se encontram afastadas da Igreja, com ajuda e através de convites feitos pelos participantes do grupo, promovendo a elas cursos, incentivando-as a participar das celebrações e de outros atos litúrgicos como forma de aprimoramento da fé cristã, dando ênfase aos tempos fortes da Igreja.

O “PLC” tem atuado fortemente também no trabalho pastoral com vistas a resolver as situações daquelas pessoas que estão, por motivos diversos, longe dos sacramentos, a começar pelas que participam do movimento, dando total cobertura, orientação e preparação para os Sacramentos como Matrimônio, Crisma e Eucaristia, interagindo com outras pastorais.

Além disso, promove, anualmente 2 dois retiros, um masculino e um feminino. Uma vez por ano existe um “reencontro” onde todas as pessoas que já fizeram o PLC são convidadas para participar e ai é discutido temas diversos da vida da Igreja; às segundas – feiras, os membros se reúnem, na Casa de Cursos, para orações e estudos bíblicos.

Padre Fernando na oportunidade informou que ainda que o ano 2023 marcará o encontro do PLC na paróquia.

Colaboraçã0 – PLC Masculino