Entre os dias 09 à 18 do mês de agosto Paróquia Santa Helena, Caputira, MG celebrou a novena em honra a padroeira Santa Helena.
Durante todos esses dias nos alegramos com a presença do bispo diocesano e muitos outros padres que nos proporcionaram momentos ricos de reflexões e belíssimas celebrações. As celebrações eucarísticas aconteceram as 19 horas, nos conta Pe. Fernando.
O dia 18 , dia em que celebramos a memória de Santa Helena, iniciamos a programação bem cedo. Ainda com as ruas escuras, às 06 horas fizemos caminhada, visita, oração do santo terço e café comunitário no cruzeiro, no alto da cidade.
A tarde a programação continuou intensa, realizamos uma belíssima procissão pelas principais ruas da cidade. A frente no andor a imagem da padroeira dessa paróquia com grande número de pessoas, e em seguida, cada comunidade com o seu padroeiro e uma grande expressão de fé do povo de Deus, finalizando com a solene celebração litúrgica.
Nascida no ano de 255 em Bitínia, de família plebeia, no tempo da juventude trabalhava numa pensão, até conhecer e casar-se com o oficial do exército romano, chamado Constâncio Cloro.
Fruto do casamento de Helena foi Constantino, o futuro Imperador, o qual se tornou seu consolo quando Constâncio Cloro deixou-a para casar-se com a princesa Teodora e governar o Império Romano. Diante do falecimento do esposo, o filho que avançava na carreira militar substituiu o pai na função imperial, e devido à vitória alcançada nas portas de Roma, tornou-se Imperador.
Aconteceu que Helena converteu-se ao Cristianismo, ou ainda tenha sido convertida pelo filho que decidiu seguir Jesus e proclamar, em 313, o Édito de Milão, o qual deu liberdade à religião cristã, isso depois de vencer uma terrível batalha a partir de uma visão da Cruz. Certeza é que, no Império Romano, a fervorosa e religiosa Santa Helena foi quem encontrou a Cruz de Jesus e ajudou a Igreja de Cristo, a qual, saindo das catacumbas, pôde evangelizar e, com o auxílio de Santa Helena, construir basílicas nos lugares santos.
Faleceu em 327 ou 328 em Nicomédia, pouco depois de sua visita à Terra Santa. Os seus restos foram transportados para Roma, onde se vê ainda agora, no Vaticano, o sarcófago de pórfiro que os inclui.
Santa Helena, rogai por nós!
Louvamos e agradecemos a Deus por esse momento tão rico em nossa comunidade paroquial.
Pe. Fernando Lopes Martins. Adm. Paroquial.
Pe. Raimundo Turíbio Costa. Vigário.