Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil

16/10/2022 . Notícias da Diocese
Gruta da Santinha recebe milhares de fiéis no dia da Padroeira do Brasil.
No dia 12 de outubro, a Igreja celebra o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil. E, unida a este dia jubilar, a capela Nossa Senhora Aparecida, paróquia São Domingos de Gusmão, Ubaporanga, também celebrou, alegremente.
E assim, no decorrer de mais um ano, a comunidade pôde receber muitas outras pessoas que vieram de diversos lugares para também comemorarem este dia e testemunharem sua devoção à Mãe de Deus, sob o título de Senhora Aparecida.
Desde o dia 11, muitos peregrinos se dirigem à igreja para prestarem suas homenagens a Maria.
Pode-se dizer que o movimento se inicia em torno das 19:00h do dia 11 e continua a se estender até o último horário de Missa no dia 12.
Mesmo durante a madrugada, as pessoas visitam a capela e retiram um pouco da água que jorra aos pés da imagem, a qual há um grande sentimento sagrado por parte dos devotos.
Muita gente de Caratinga e pessoas vindas de outras cidades andam quilômetros em direção à Gruta da Santinha. Muitos peregrinos madrugam e acordam cedo para participar dessa experiência de fé.
Neste ano de 2022, houve cinco horários de Missa para a participação do povo: às 06h, 08h, 10h, 12h e 15h. Também, no local, há diversos pontos para auxiliarem os peregrinos, como aqueles que vendem alimentos ou aqueles que vendem objetos para a devoção. Sem dúvidas, foi mais um dia de grande alegria tanto para os membros da comunidade quanto para os que vieram de fora.
Cada vela acesa representava um agradecimento e pedidos de todo os tipos à Padroeira. Muitas pessoas rezam em frente à imagem de Nossa Senhora Aparecida. A fila para pegar água benta também é grande.
São muitas experiências de fé e devoção à Nossa Senhora Aparecida. Foi em 1717 que uma imagem simples e quebrada transformou a fé de um povo, até receber o título de Padroeira do Brasil e essa história de fé é perpetuada desde então.
Nossa Senhora da Conceição Aparecida, sempre remete, às pessoas, um povo que ama e é tão amado pela Mãe do Senhor, Maria Santíssima.
Colaboração – Yan de Souza Cardoso Carvalho – Propedêutico