Missionárias de Fátima celebram 58 anos de fundação

29/07/2022 . Notícias da Diocese

Fundado em 1964, no Brasil, este é mais um instituto que revela no nome toda a sua missão. A difusão da Mensagem de Fátima é o ponto de partida para a evangelização que quer levar em missão a toda a humanidade.

O padre Menceslau Valiukevicius, ordenado em 1954, em Niterói, Brasil, sempre foi um fiel devoto de Nossa Senhora de Fátima. Na sua diocese, fundou uma paróquia com este orago, bem como uma escola com o mesmo nome e o Seminário Paulo VI. Para difundir pelo mundo a mensagem que Nossa Senhora comunicou em 1917 aos Pastorinhos da Cova da Iria, fundou também o Instituto das Irmãs Missionárias de Nossa Senhora de Fátima, em 1964, com a colaboração da Madre Lucia de Souza, a superiora geral nos primeiros 37 anos.

Conforme a indicação do fundador, o fim específico e natural do instituto é o combate ao materialismo ateu, nas suas variadas formas, perpetuando as exortações da Virgem Maria aos videntes de Fátima. O fim geral é a santificação das irmãs pela prática dos conselhos evangélicos, realizados pela profissão dos votos de castidade pobreza e obediência.

Com o lema “abraçadas à cruz, servir ao Senhor na alegria”, as Irmãs Missionárias de Nossa Senhora de Fátima prosseguem o carisma da instituição de “evangelizar, exercendo a tarefa missionária difundindo a mensagem de Fátima”. Elas chegaram a Diocese de Caratinga com a responsabilidade de cuidar  do Lar das Meninas, instituição que há várias décadas abriga meninas abandonadas pela família. O Lar foi fundado em 1964.

Na noite de  terça-feira, 27 de julho, celebramos o aniversário de 58 anos de fundação do Instituto . As Irmãs de Fátima conhecidas em nossa diocese pelo trabalho que elas realizam no Lar das Meninas.

Na oportunidade Irmã  Maria Meire Dalva Alves dos Santos MF, fez a renovação de seus votos.

Padre Josimar Franco Floreado, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Caratinga , onde está localizada a comunidade onde as irmãs residem presidiu a celebração eucarística.

Que Deus abençoe as Irmãs do Instituto das Missionárias de Fátima, que tão bem têm feito à nossa comunidade paroquial.

Colaboração – Padre Josimar Franco Floreado