Ministros extraordinários da Comunhão participam de dia de formação- Paróquia São Judas Tadeu

04/04/2022 . Notícias da Diocese

O encontro, que aconteceu sob a coordenação do casal Maria Luiza e Péricles, foi assessorado pelo seminarista Reginaldo Fernandes, que realiza estágio pastoral na paróquia. O seminarista dividiu a formação em quatro momentos, começando por uma explanação sobre o Ano Litúrgico, passando pelas partes da missa e por uma breve apresentação de alguns pontos relevantes da Instrução Redemptionis Sacramentum e culminando na missão dos ministros extraordinários da sagrada comunhão, momento em que destacou o zelo na distribuição da comunhão com os enfermos e apresentou objetos, símbolos e paramentos litúrgicos.

Ao término do encontro, os participantes dirigiram-se à matriz de São Judas Tadeu, onde os coordenadores fizeram demonstrações práticas e estabeleceram alinhamentos acerca do serviço dos ministros leigos durante a celebração eucarística.

O pároco, padre José Carlos de Oliveira, e o vigário paroquial, padre Bismarque Maciel, participaram do encontro e valorizaram a presença dos ministros extraordinários da Comunhão na dinâmica paroquial.

Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão

O ministério extraordinário da Sagrada Comunhão nasceu da necessidade de apoio aos ministros ordinários (bispos, presbíteros e diáconos) na missão tão ampla de evangelização, como faziam as primeiras comunidades cristãs.

São funções dos ministros extraordinários:

1. Distribuição da comunhão nas missas;
  2. Distribuição da comunhão fora da missa, aos doentes ou outras pessoas que com razão o solicitem;
  3. Administração do viático;
  4. Exposição do Santíssimo Sacramento para a adoração dos fiéis, em situações específicas.

Fonte-  https://saojudascaratinga.com.br/