Mensagem de Páscoa – Dom Juarez Delorto Secco, bispo diocesano.

31/03/2024 . Notícias da Diocese

A celebração da Páscoa é rica de sentido e símbolos importantes que nos ajudam a viver o mistério do amor de Deus por nós. O Pai envia o Filho único a morrer na cruz para nos salvar. A ressurreição de Jesus significa que o amor Deus é mais forte que o mal e a própria morte. Podendo transformar a vida e fazer florir uma nova esperança no coração do homem.

Jesus, o amor encarnado, morreu na cruz pelos nossos pecados, mas Deus Pai o ressuscitou e o fez Senhor da vida e da morte. Em Jesus, o Amor triunfou sobre o ódio, a misericórdia sobre o pecado, o bem sobre o mal, a verdade sobre a mentira, a vida sobre a morte.

Jesus é a encarnação da misericórdia de Deus, por amor morreu na cruz, por amor ressuscitou. Por isso proclamamos hoje: Jesus é o Senhor! A sua ressurreição realizou plenamente a profecia do salmo: a misericórdia de Deus é eterna, o seu amor é para sempre, não morre jamais. Podemos confiar completamente nÈle, e damos-Lhe graças porque por nós Ele baixou até o fundo do abismo.

Segundo o Papa Francisco, diante dos abismos espirituais e morais da humanidade, diante dos vazios que se abrem nos corações e que provocam discórdias, ódio e morte, somente uma infinita misericórdia pode dar a salvação.

“Só Deus pode preencher com o seu amor esses vazios, esses abismos, e evitar-nos de afundar, permitindo-nos continuar caminhando juntos em direção à terra da liberdade e da vida”.

Num segundo momento gostaria de refletir um pouco sobre o símbolo importantíssimo da páscoa: a Luz. A luz foi criada por Deus “faça-se a luz (Gn 3). Onde há luz, nasce a vida, o caos pode transformar-se em cosmos. Na mensagem bíblica, a luz é a imagem mais imediata de Deus. Ele é todo Resplendor, Vida, Verdade e Luz. Na vigília pascal, a igreja lê a narração da criação como profecia. Na ressurreição, verifica-se de modo sublime aquilo que este texto descreve como início de todas as coisas. Deus diz de novo, faça-se a luz. A ressurreição de Jesus é uma irrupção de luz. A morte fica superada. O sepulcro escancarado. O próprio ressuscitado é a luz. A Luz do mundo. Com a ressurreição o dia de Deus entra nas noites da história. A partir da ressurreição a luz de Deus difunde-se pelo mundo e pela história. Jesus é a luz verdadeira, Ele é a luz pura, é o próprio Deus, que faz nascer uma nova criação no meio da antiga, transforma o caos em cosmos.

O mistério da luz de Cristo é simbolizado no tempo pascal pelo círio pascal, cuja chama é simultaneamente luz e calor. O simbolismo da luz está ligado como fogo, resplendor e calor. Resplendor e energia de transformação contida no fogo. Verdade e amor andam juntos. O círio pascal arde e, ao mesmo tempo, se consuma, cruz e ressurreição são inseparáveis. Da cruz, da autodoação do Filho nasce a luz, provem o verdadeiro resplendor sobre o mundo. No círio pascal todos acendemos nossas velas, sobre tudo a dos neo batizados, aos quais, neste sacramento, a luz de cristo é colocada no fundo do coração. A igreja antiga designou o Batismo como sacramento da iluminação como uma comunicação de luz, ligou-o inseparavelmente com a Ressurreição de Cristo. No batismo o batizando é introduzido dentro da luz de Cristo. Cristo divide a luz das trevas. Nele reconhecemos o que é verdadeiro e o que é falso, o que é o resplendor e o que é trevas. Nele reconhecemos o que é verdadeiro e o que é falso, o que é resplendor e o que é escuridão; com ele surge em nós a luz da verdade e começamos a compreender.

Peçamos ao senhor que a pequena chama da vela, que Jesus acendeu em nós, a luz delicada da sua palavra e do seu amor no meio das confusões deste tempo, não se apague em nós. Mas torne-se cada vez mais forte e mais resplendorosa. Para que sejamos com ele pessoas do dia, astros para o nosso tempo.

O Senhor ressurgiu, aleluia, é pascoa, festa da vida que venceu a morte, transbordemos de alegria pascal, celebramos a ressurreição do senhor renovados pelo Espírito, ressuscitamos também na luz da vida nova.

Nossa fé na ressurreição de Jesus, causa de nossa esperança, baseia-se na fé dos primeiros discípulos de Jesus que reconheceram o Crucificado-ressuscitado. A fé no ressuscitado nos impulsiona a ir ao encontro dos crucificados de hoje para partilhar com eles a Boa Nova de que Deus está vivo no meio de nós, ressuscitando, libertando da morte e fazendo uma nova criação.

Feliz pascoa a todos, viva Jesus ressuscitado, que o nosso coração seja sempre semelhante ao Dele, e que a luz de sempre ilumine nossos caminhos. Amém, amém, amém.