Mensagem de Dom Emanuel Messias de Oliveira para a Vida Consagrada

02/02/2024 . Notícias da Diocese

Hoje, “Dia mundial da vida religiosa consagrada”, desejo dirigir uma pequena mensagem aos queridos e amados religiosos e religiosas da nossa diocese.

A vida religiosa é uma grande dádiva de Deus à Igreja. Todo cristão tem uma missão especial, inerente ao seu ser cristão, ao seu batismo, que é a imitação do Cristo com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças.

Na alegria e nas dificuldades, na saúde e na doença nós somos todinho de Cristo. Mas os religiosos e religiosas, além do batismo, fazem uma consagração especial e explicita, através do carisma do fundador, de viver uma comunhão e intimidade mais profunda com o Cristo pobre, casto e obediente. Através do carisma próprio de cada congregação ou ordem religiosa nossa diocese é agraciada e enriquecida com a presença marcante dos religiosos e religiosas.

Meus queridos religiosos e religiosas vocês são uma bênção especial de Deus para todos nós. Vocês são aqueles consagrados e consagradas, cujo tempo não é vivido apenas cronologicamente, mas sobretudo “kairóticamente”, pois sua vida é de modo contínuo uma explicitação presente do homem novo transfigurado em Cristo. Vocês são, sem dúvida nenhuma, uma bênção de Deus para a nossa diocese.

Quero neste dia, agradecer muito a Deus, louvá-lo e bendizê-lo pela presença marcante e operante de todos vocês no meio de nós.

Que a luz de Cristo brilhe para todos nós através do testemunho vivo de cada um de vocês na simplicidade, na santidade, na obediência, pobreza e castidade.

Para cada um de vocês meus parabéns sinceros e minhas humildes preces que brotam do meu coração reconhecido e agradecido.

Que o SIM consciente, corajoso e irreversível de Maria continue a reverberar contínua e suavemente no coração consagrado de cada um de vocês e que nosso Deus, pródigo no amor, na ternura e na misericórdia, abençoe cada um e cada uma de vocês.

Dom Emanuel Messias de Oliveira

Administrador Apostólico