17/02/2023 . Notícias da Diocese

No dia 11 de fevereiro a Igreja celebra o Dia Mundial do Enfermo e a devoção a Nossa Senhora de Lourdes, padroeira dos doentes.

O Dia Mundial do Enfermo foi instituído em 1991 pelo Papa João Paulo II.  A devoção a Nossa Senhora de Lourdes surgiu na França, em 11 de fevereiro de 1858.

Em nossa diocese várias comunidades celebram o dia de Nossa Senhora de Lourdes, porém a Paróquia do Coração Eucarístico celebra tradicionalmente a novena em honra a Virgem de Lourdes.

A novena de Nossa Senhora de Lourdes iniciou no dia 02 de fevereiro e o encerramento aconteceu neste sábado-feira (11).

Todo ano é escolhido um tema central e este ano em SINODALIDADE o tema escolhido foi: “Maria dirigiu-se apressadamente para a região montanhosa: a exemplo de Maria sejamos uma igreja em saída.”

A Paróquia do Coração Eucarístico de Jesus, Santuário de Adoração conta com uma programação extensa e com a participação das paróquias da cidade e padres das cidades circunvizinhas.

Durante o novenário vários padres e paróquias celebraram dentre eles, Pe. Higor Luiz e a Paróquia São João Batista, Catedral, Pe Bismarque Maciel, Pe. José Carlos e a Paróquia São Judas Tadeu, Pe. José Geraldo e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, os padres Marcondes Ferreira e Malvino Neto da Paróquia Senhor Bom Jesus, Caratinga, Frei Rafael Terra, OCD e a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Pe. Daniel Fialho, Instituto das Missionárias de Nossa Senhora das Graças, Pe. Dione José Leandro e Pe. Elias Garcia. O bispo diocesano, Dom Emanuel Messias de Oliveira nos agraciou com sua presença na abertura e encerramento do novenário.

Durante todo o sábado a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes recebeu a visita de vários fiéis vindos de lugares diferentes, Dona Alzira, moradora da cidade de Ipatinga relatou que há 30 anos visita a gruta neste dia em agradecimento a graça recebida.

Padre Higor conduziu o Momento Mariano as 18 horas na Catedral, onde logo após em procissão o povo de Deus se dirigiu rumo ao Santuário.

Uma Solene procissão com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes pelas ruas da cidade confirmou a devoção a Virgem de Lourdes, em dois momentos o bispo diocesano e os demais padres e fieis pararam para a bênção, Dom Emanuel e Pe. Renivaldo, atual administrador da paróquia abençoaram o rio, pedindo a proteção da Virgem de Lourdes contra as enchentes, motivo pelo qual se deu início a novena em meados dos anos 70, outro ponto foi debaixo do viaduto, que corta a BR116, pedindo a proteção a todos que trafegam por essas estradas.

Ao chegar ao Santuário a imagem adentrou ao Santuário sob o som do Coral Villa Lobos. Após a acolhida da imagem Dom Emanuel, bispo diocesano presidiu a Santa Missa que foi concelebrada pelos padres Elias Garcia, Renivaldo Bruno, SSS, Vittório Baggi, SSS e João Batista,SSS.

Padre Renivaldo Bruno, SSS, administrador paroquial do Santuário destacou agradecendo: “Gostaria de em nome da nossa comunidade religiosa do santuário, em nome dos padres Vittorio, Dante e João Batista agradecer a todos vocês que estiveram envolvidos na novena e na festa de Nossa Senhora de Lourdes. Nossos paroquianos, agentes de pastorais, colaboradores, doadores, equipe de liturgia e música. Funcionários, as irmãs gracianas, os padres que aceitaram o convite e motivaram suas paróquias na participação, nosso querido bispo Dom Emanuel que esteve conosco tanto na abertura quanto no encerramento, as equipes encarregadas pelas barraquinhas, enfim a todos que fizeram a novena um lugar de encontro com Deus por intermédio de Nossa Senhora. Nossa eterna gratidão”.

A grande festa encerrou com as tradicionais barraquinhas, momento de descontração e lazer.

Text0- Gicélia Azevedo – Pascom Santuário

Fotos-  Pascom Santuário