Manhumirim sedia II Simpósio Julimariano reunindo leigos, leigas, religiosos e religiosas, da Família Julimariana, de diversas regiões do Brasil

16/10/2024 . Notícias da Diocese

Evento teve início no dia 12 de outubro, com lugar no Colégio Santa Teresinha,

com acolhida aos participantes, encerrando-se dia 16

Promovido pelo Instituto Padre Júlio Maria De Lombaerde, evento realizado em Manhumirim-MG, na Zona da Mata mineira, acolheu participantes de diversas regiões do Brasil: Nordeste, Norte, Sudeste, Centro-Oeste marcaram presença entre Religiosos e Religiosas das três Congregações fundadas pelo missionário belga, Servo de Deus Pe. Júlio Maria De Lombaerde, leigos e leigas vindos de vários Estados. Com data de 12 a 15 de outubro, o II Simpósio Julimariano contou com cerca de 150 participantes no presencial e uma média de 100 inscritos no formato online.

Com participação na Caminhada do Pe. Júlio Maria, que a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Alto Jequitibá-MG organiza todos os anos, os participantes puderam acompanhar Conferências e Oficinas temáticas, com reflexões partindo do Carisma do fundador, o Pe. Júlio Maria De Lombaerde. Entre os conferencistas, o Frei José Antônio Macapuna, OFMCap, deixou sua marca versando sobre o tema do Simpósio: “Pe. Júlio Maria De Lombaerde: Vocação, Mística e Profecia”; A Religiosa Ir. Zuleica Aparecida Silvano, FSP, por sua vez, trouxe um aprofundamento bíblico sobre o lema do Simpósio: “No Amor e Sacrifício ‘destes mais alegria ao meu coração’ [cf. Sl 4,8]”; no fim da tarde do dia 15, terça-feira, o leigo Prof. Dr. Humberto Silvano Herrera Contreras atualizou os escritos do Pe. Júlio Maria na ótica do Pacto Educativo Global.

Pe. Júlio Maria: Vocação, Mística e Profecia

“Vocação é graça! Mística é dom! Profecia é carisma; é expressão; é modo de ser”, lembrou Fr. Macapuna em sua fala. O conferencista versou profundamente sobre a espiritualidade que permeia a missão da Igreja e que deve encharcar-se na Vida Consagrada. É preciso “olhar para Cristo” através do olhar, do jeito de ser, do Carisma do Pe. Júlio Maria e, nunca o inverso. Práticas como a oração, o Retiro Anual, o tempo de rezar, de silenciar nos ajudam a tirar nós mesmos do centro e a recuperar Cristo como centro de nossa vida e de nossa história. Atualmente o Pe. Júlio Maria é Servo de Deus e está no processo de Beatificação e Canonização. Fr. Macapuna afirma que “sua ‘santificação’ reconhecida por toda a Igreja, necessariamente, precisa confirmar o que já é própria de sua santidade entre nós”.

A fala da Ir. Zuleica, rica em seu embasamento bíblico e teológico, nos ajuda a aproximarmos mais das Sagradas Escrituras afim de compreendermos melhor um lema que é tão caro para toda a Família Julimariana – diz-se das três Congregações e dos vários grupos laicais ligados ao Carisma do Fundador – o “Amor e Sacrifício”. “Sacrifício”, diz, “não é um sinal de morte, pelo contrário, é vida que emana do Cristo e que nos faz ir ao outro, encontrar-se com o próximo”. A conferencista, ao explanar a etimologia do “amor”, lembra-nos que o “amor é atitude e fecunda a missão. A palavra ‘sacrifício’ significa tornar algo sagrado”. Esse “tornar sagrado” é um profundo e verdadeiro gesto de santidade, já que o Pe. Júlio Maria dizia que a obra da santidade consiste em santificar-se e levar os outros à santidade também.

Humberto Herrera, leigo, professor, profundamente ligado e apaixonado pelos escritos do Servo de Deus Júlio Maria De Lombaerde trouxe uma novidade que muito encantou-nos neste Simpósio: acordar o Pacto Educativo Global que o Papa Francisco trouxe à lume em 2020 e sintonizá-lo com os ensinamentos do Pe. Júlio Maria. O processo educacional do Brasil precisa “virar a chave” de sua organização, intenção e missão, Herrera insiste que nós precisamos “olhar pela nossa janela” afim de percebermos que a árvore não é assim tão verde e bonita como sonhamos ou falamos ser. É preciso “olhar para a realidade e compreender como ela é. Romantizar processos, documentos e projetos é sinal de cabeça fechada”, alertou o conferencista. E estes, com tal mentalidade, precisam assumir, urgentemente um caminho de Conversão Ecológica e Integral.

“Pe. Júlio desperta e contempla…”

O evento teve seu encerramento no Santuário Bom Jesus de Manhumirim-MG com a presença de Dom Juarez Delorto Secco, Bispo da Diocese de Caratinga-MG, que participou do último dia do II Simpósio Julimariano e disse ficar encantando com as reflexões que pôde escutar. O II Simpósio Julimariano também teve várias oficinas nas quais seus Oficineiros versaram sobre a mística, a ecologia integral, a modernidade e sua liquidez, a questão psicossocial, o lugar da mulher e a espiritualidade laical. Temas que, de alguma forma, encontram luzes e novas reflexões quando entraram em contato com o Servo de Deus Júlio Maria De Lombaerde.

Pe. Heleno Raimundo, SDN, atualmente Diretor-Presidente do Instituto, em sua fala durante o evento ressalta a relevância que é para a Igreja, para o Brasil e para nossa região ter o Pe. Júlio Maria como exemplo de santidade, de amor à Igreja e também de missão. Ao lembrar dos 112 anos de Chegada do Servo de Deus ao Brasil, emociona-se e afirma que “com alegria, como Família Julimariana, encontramo-nos na mesma sintonia e entusiasmo que temos por este missionário”. Enviado para as missões no Brasil, na imensa Amazônia, em 1912, por seu Superior Geral, Pe. Júlio Maria despede-se da Europa e chega em solo brasileiro numa quarta-feira de 15 de outubro de 1912, a Recife, em Pernambuco.

Em nossas orações, intensifiquemos nossas preces pela Causa de Beatificação e Canonização do Servo de Deus Júlio Maria De Lombaerde. Para comunicações de graças alcançadas e outros gestos de afeto, entrar em contato com Pe. Heleno Raimundo da Silva, SDN pelo telefone [33] 991 500 012 ou pelo e-mail: institutopejuliomaria@gmail.com

Ir. Dione Afonso, SDN

Jornalista CRP – 0022744/MG