Manhã de espiritualidade com o Terço dos Homens

02/06/2024 . Notícias da Diocese

Aconteceu, no domingo, 2 de junho, na Paróquia São Sebastião do Sacramento, município de Manhuaçu–MG, uma manhã de espiritualidade com a presença dos homens do Terço de várias paróquias vizinhas que integram a Forania de Santa Margarida.

Após a Santa Missa presidida pelo Padre Paulo Alexandre Gonçalves, no Salão Paroquial foram refletidos os Temas do Encontro:

NA ESCOLA DE MARIA, MULHER EUCARÍSTICA com Ildo Soares Barbosa do THMR-Ubaporanga e ex-Coordenador Diocesano – tendo como dinâmica a obra acadêmica sobre Mariologia do Padre Leonardo Mendes da Diocese de Itapetininga/SP:

“Quatro momentos de Maria como COOPERADORA NA REDENÇÃO DE CRISTO.
* Redenção iniciada, Maria no seu SIM;
* Redenção consumada, Maria aos pés da Cruz;
* Redenção continuada, Maria na Eucaristia – Mãe da Igreja – Pentecostes;
* Redenção Escatológica, Maria assunta ao céu atingindo a plenitude da salvação onde intercede por nós.”

A seguir a foi o tema ESPIRITUALIDADE MARIANA com João Paulo Teixeira do TH de Santana do Tabuleiro e Vice-Coordenador Diocesano e, ao final, as comunicações e conclusões do Coordenador Diocesano do Terço dos Homens João Campinho.

Cerca de 100 homens participaram deste momento de amadurecimento na fé, reafirmando o propósito do MMTH de uma participação assídua na Eucaristia, tendo como modelo Maria Cooperadora Fiel da Redenção do Filho. Mais do que rezar com Maria, o fiel católico se propõe a rezar como Maria e tê-la como modelo de fé.
Estes encontros acontecem, alternadamente, ao longo deste ano em todas as Foranias, visando despertar nos homens do Terço sua vocação de discípulos-missionários e valorizar ainda mais a sua assiduidade no Sacrifício da Santa Missa. “Viver o memorial da morte de Cristo na Eucaristia implica também receber continuamente este dom. Significa levar conosco – a exemplo de João – aquela que sempre de novo nos é dada como Mãe”. (EE)São João Paulo II

Colaboração – João Campos