Jubileu dos 65 anos da Paróquia São José de Vargem Alegre

01/05/2024 . Notícias da Diocese

Em clima de alegria, gozo e júbilo, a Paróquia São José de Vargem Alegre, cidade de Vargem Alegre, comemorou no último domingo, dia 28 de abril, o 65º aniversário de sua criação canônica.

A celebração eucarística teve como presidente, Sua Excelência Reverendíssima Dom Juarez Delorto Secco, bispo diocesano de Caratinga, que na oportunidade, conheceu e visitou pela primeira vez desde sua posse àquela comunidade paroquial.

Ainda na Rodovia que dá acesso ao município, numerosos fiéis aguardavam o bispo e em bonita carreata adentraram os pórticos daquela cidade.

O Bispo diocesano, em rito solene, foi recebido às portas da Igreja Matriz de São José por seu pároco, Reverendíssimo Padre Fabrício Almeida de Moura, que lhe ofereceu o crucifixo e a água benta, tendo o Sr. Bispo, adentrado a Igreja aspergindo o povo.

Após, a entrada solene, momento de oração do bispo e do pároco diante do Santíssimo Sacramento.

Antes da celebração do Santo Sacrifício, foi apresentado ao bispo, por uma criança, um histórico da paróquia. Padre Fabrício, completou a conceituação histórica, e fez memória as padres que por ali já passaram, bem como os bispos diocesanos ao longo dos 65 anos da paróquia.

Pela paróquia, duas leigas saudaram Dom Juarez, pela cidade, a Excelentíssima Prefeita Maria Cecília Costa Garcia, acompanhada de vereadores, entregou ao bispo diocesano uma placa comemorativa à sua primeira estada no município, bem como manifestaram sua alegria a presença do pastor.

Deu-se inicio a celebração da Santa Missa do 5º Domingo da Páscoa, que tinha como cerne Cristo, a videira, e nós seus ramos e a necessidade de permanecermos juntos Dele, no amor.

Em sua homilia, Dom Juarez destacou por primeiro as grandes virtudes de São José, e revelou ser devoto e consagrado ao Pai Adotivo de Jesus, pelo qual entregou sua vida e seu ministério, enaltecendo a vida simples do santo, que mesmo diante de tudo, permaneceu junto, pelo amor.

Dentro da liturgia do dia, exortou sobre Jesus como a fonte da Vida autêntica. Os discípulos de Jesus, unidos a Ele, bebem d’Ele essa Vida e testemunham-na em gestos concretos de amor. É assim que a proposta de Vida nova de Deus alcança o mundo e a vida dos homens.

Por fim, fez referência a sua vida, sobretudo vocacional, de que como orava à luz do Capítulo 15 do Evangelho de São João, e que dali foi retirado seu lema episcopal: “Manete Caritate Mea” que significa Permanecei no meu amor.

Ao final da celebração, como gesto de gratidão e acolhida, recebeu da comunidade paroquial uma cesta com produtos da terra.

Depois das palavras de agradecimento do pároco, foi dada a benção final, e após a bênção, já do lado externo do Templo, foi realizada uma confraternização.

Concelebraram a Santa Missa, além do pároco Pe. Fabrício Almeida de Moura, os padres Ruimar Lopes Machado, vigário paroquial da Paróquia São Francisco de Assis em Vermelho Velho, filho da paróquia jubilanda, e padre Odilon Fernandes, que já foi vigário paroquial em Vargem Alegre.

Texto – Aldair Gustavo

Fotos – Gicélia – Pascom Santuário Caratinga