Frei Ronan é empossado pároco de Piedade de Caratinga.

05/02/2023 . Notícias da Diocese

Na noite da sexta-feira, 03 de fevereiro, a jovem Paróquia Nossa Senhora da Piedade em Piedade de Caratinga acolheu seu novo pároco, Frei Ronan Siqueira de Almeida; e o vigário paroquial, Frei Antônio Fabiano da Silva Santos. A cerimônia canônica entra para a história da paróquia que tem 2 anos de criação e para o coração do povo pietatiano, que abraça com alegria um novo triênio da Ordem dos Frades Carmelitas Descalços, responsáveis pelo atendimento da comunidade paroquial.

Conforme determinação do último capítulo provincial, em janeiro, Frei Ronan foi designado pároco de Piedade de Caratinga. Terá, além do auxílio de Frei Antônio Fabiano (Vigário Paroquial), as colaborações dos freis Eduardo Alberto Lima Félix e Paulo Walbério Feitosa de Lima, ambos com provisões de Uso de Ordem Presbiteral. Também o irmão professo, Frei George residirá na cidade, sendo responsável pela formação do Postulantado.

A Eucaristia foi presidida por Dom Emanuel Messias de Oliveira, bispo diocesano de Caratinga, e além da presença dos 4 frades que irão trabalhar na paróquia, foi ainda concelebrada por Frei Rafael Terra (Pároco Nomeado da Paróquia do Carmo em Caratinga), Frei Geraldo Afonso (Novo Superior do Convento de São Paulo), Pe. Ademilson Quirino (Diretor Espiritual do Seminário Diocesano) e Pe. Dione Leandro (Pároco de Bom Jesus do Galho e Vigário Forâneo de Caratinga). A Celebração contou ainda com a presença dos seminaristas Emanuel, Victor e Phillipi, ambos da etapa da Teologia do Seminário Diocesano.

Conforme prescreve o rito, Pe. Dione procedeu com as leituras das provisões, em seguida, Frei Ronan professou a fé católica e fez o juramento, tocando os Santos Evangelhos. Na homilia, Dom Emanuel destacou a simbologia do pastoreio, exortando o novo pároco a cuidar com zelo de seu rebanho, fazendo paralelo com os textos da liturgia do dia. Ainda enquanto atos da posse, o novo pároco renovou suas promessas sacerdotais e recebeu da comunidade a chave da paróquia, além de ser introduzido aos espaços sagrados da Igreja.

Ao final da celebração, a comunidade manifestou a acolhida aos novos pastores, e Frei Ronan, já na condição de pároco empossado, agradeceu a intensa presença de todas as pastorais e movimentos, externalizando sua alegria em retornar à Diocese de Caratinga, na qual já trabalhou em outras duas ocasiões e em assumir o ofício de pároco pela primeira vez em quase 12 anos de ministério ordenado, propondo ao povo pietatiano um caminho de 3 pilares para os próximos anos: Espiritualidade, Formação e Missão.

A comunidade de Piedade de Caratinga, elevada à paróquia em 2020, era atendida pelos Freis Henrique Siqueira e Marlon Santos, que foram transferidos para Bertioga, na Diocese de Santos/SP. Frei Ronan, conforme supracitado, terá a missão de ser o segundo pároco da história da Paróquia. A ele e aos demais frades registramos as boas-vindas à Diocese de Caratinga.

Texto: Victor Machado.

Fotos: Carmem Lílyan.