Frei Álefe Lucas Vieira Oliveira é ordenado presbítero em Caratinga

17/01/2022 . Notícias da Diocese

Durante celebração Eucarística presidida por Dom Emanuel Messias de Oliveira, bispo da Diocese de Caratinga (MG), dia 15 de janeiro, o Frei Álefe Lucas Vieira Oliveira, OSA foi ordenado presbítero (padre), na Paróquia São Judas Tadeu, de Caratinga, sua cidade de origem. Participaram da celebração, o Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, freis da nossa Província, padres, religiosos, religiosas, a Fraternidade Agostiniana Leiga, familiares e amigos.

Em sua homilia, Dom Emanuel falou sobre a missão do sacerdote de levar a Boa Nova aos humildes, de curar as feridas da alma. De entregar-se por amor para ver o outro feliz. Também destacou que o padre é o pai da comunidade. Aquele que orienta mentes e corações. E disse: “Sei que o seu ministério, pela força do Espirito Santo, será a realização de um projeto de amor.” Ressaltou, ainda, a importância da oração pessoal e de entregar-se por inteiro ao grande mistério da intimidade com o Senhor da vida.

“Querido Frei Álefe, que Maria, a Mulher orante, a Mãe dos Sacerdotes, a Virgem do sim, o cubra com seu manto sagrado e o proteja ao longo de toda a sua caminhada presbiteral.”, disse Dom Emanuel.

O Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, agradeceu a Dom Emanuel pela acolhida e pela belíssima reflexão de caráter bíblico-catequético e histórico de sua homilia. Destacou o trabalho de promoção vocacional realizado durante o Tríduo Vocacional e disse que espera “Que nós, agostinianos, possamos ter a honra e a graça de ter mais vocações aqui de Caratinga”. Ao final, confirmou que o Frei Álefe continuará na Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia, no Rio de Janeiro (RJ), agora, iniciando seu ministério presbiteral.

Frei Álefe agradeceu a Deus pelo dom da sua vocação e disse que Ele sempre o sustentou e o amparou nos momentos mais difíceis. “Hoje Deus me conforta e confirma minha vocação”. Falou sobre o lema de sua ordenação: “Por causa de Tua Palavra, lançarei redes (Lc 5,5), lembrando que, sobretudo nesses tempos difíceis que estamos vivendo, onde tantos estão passando por necessidades básicas, é preciso lançar redes. “Que o meu ministério seja com interioridade e serviço: pilares agostinianos.”

“Hoje, pela graça e misericórdia de Deus, fui ordenado sacerdote da Igreja e com a Igreja. Sinto-me pequeno diante de tão grande mistério. Mas Deus quis contar comigo. E respondi ao seu apelo com coragem e generosidade. Buscarei servir ao Senhor e ao povo que me foi confiado, com alegria, fidelidade, simplicidade, amor e dedicação,” disse.

E finalizou dizendo: ” A nossa vocação é um renovar o sim cotidianamente.

Rito de ordenação:

De acordo o Pontifical Romano, o rito de ordenação sacerdotal ou presbiteral, é dividido nas seguintes etapas dentro da Celebração Eucarística: eleição do candidatohomiliapropósito do eleitoladainhaimposição das mãos e prece de ordenaçãounção das mãosentrega da patena e do cálice, seguidas do abraço da paz pelo bispo e recepção do novo presbítero pelos seus irmãos padres.

Pela imposição das mãos Dom Emanuel conferiu os dons do Espírito Santo ao Frei Álefe para a missão que ele exercerá na Igreja. Na sequência os demais sacerdotes, um a um, também impuseram as mãos sobre o Frei Álefe, como expressão de participação no mesmo presbitério. Então o bispo proferiu a oração consecratória presbiteral. A seguir, Frei Álefe foi revestido com a estola presbiteral e a casula.

Outros pontos que se destacam na celebração, foram a reza da Ladainha, com o Frei Álefe prostrado ao chão, e a unção das palmas das mãos com o óleo do Santo Crisma.

Na Igreja Católica, o presbítero (padre) é aquele que recebe o Sacramento da Ordem em seu segundo grau, sendo o primeiro grau o de diácono e o terceiro grau o de bispo.

Fonte- https://agostinianos.org.br/