A Diocese de Caratinga proporcionou nos dias 06, 07, 11 e 12 de novembro uma Formação sobre Constituições do Concílio Vaticano II. Com a assessoria da Professora Lina Boff.
Lina Boff é Doutorada em Teologia pela Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994). Fez pós-doutoramento na Gregoriana de Roma (1994-1995), cuja dissertação está publicada pelas Paulinas, já em segunda edição, dissertação Intitulada “Espírito e Missão na obra de Lucas-Atos. Para uma pneumatologia do Espírito”. Fez especialização em Mariologia na Facoltá Marianum de Roma (1998) e especialização em Escatologia ocidental na Gregoriana e Escatologia oriental no Instituto Oriental de Roma (1995). Membro associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e está no Programa da CAPES com dedicação exclusiva para docência, ensino e pesquisa (40 horas por semana) Tem experiência na área de Teologia Sistemática, com forte vertente bíblica, atuando principalmente nos seguintes Cursos, na graduação e pós-graduação: Escatologia. Mariologia e Sacramentária-Eucaristia na PUC-Rio e em Petrópolis, Mariologia, Membro consultivo da Revista “Atualidade Teológica” do Departamento de Teologia da mesma Universidade. Eleita para a Comissão Geral do Departamento, responsável pelo acompanhamento dos Institutos de Teologia afiliados à PUC diante da Congregação pela Educação Católica de Roma. Foi coordenadora da Cultura Religiosa da Universidade e logo em seguida do Programa da CAPES na pós-graduação de 1995 a 1998 e responsável pela convalidação dos processos de reconhecimento de título eclesiástico em Teologia feita fora do país para os Institutos e Faculdades Católicas do Brasil. Membro de Comunidades Científicas dentro e fora de seu País. Atualmente responde também pela Comunicação do departamento quando solicitado pela Mídia em geral. Recebeu o título de professora emérita em setembro do ano 2012. Continua ligada à Vice-Reitoria Acadêmica e dando um curso por semestre. Dia 10 de dezembro receberá o prêmio da melhor tese do ano conquistada pelo seu ex-aluno Cesar Augusto Kuzma do qual foi orientadora. Continua como professora de Mariologia na Faculdade Teológica de Petrópolis. Continua publicando com um grupo de doutores que fizeram tese com a professora e atualmente organiza um livro de homenagem para o seu emeritato com professores do Brasil e de Roma.
Evidenciamos um momento do “sopro do Espírito” em nossa diocese. Momento fecundo de grande aprendizagem.
A assessora durante as quatro noites de formação nos proporcionou conhecer as Constituições do Concilio Vaticano II.
O Concílio Vaticano II foi o XXI Concílio Ecumênico da Igreja Católica, convocado pelo Papa João XXIII em 1961 e inaugurado em 1962. O Concílio terminou em 1965, já com o papado de Paulo VI.
Uma abordagem clara e objetiva Lina Boff nos levou a refletir que as esperanças do Concílio Vaticano II não devem ser colocadas em um método pastoral, mas na sua doutrina infalível, que é a mesma doutrina de dois mil anos de cristianismo, a doutrina que nos chama à santidade. E essa doutrina deve ser novamente proclamada com auxílio dos métodos que foram provados pela história: a clareza na catequese, a Confissão frequente, a piedade litúrgica, a referência ao mistério e ao sacrifício de Cristo na Missa etc. Agindo assim, a Igreja desafiará o mundo a sair da mediocridade para tornar-se cidade santa de Deus. Afinal, essa é a vontade do Senhor.