Fiéis participam da grande Festa de Corpus Christi

11/06/2023 . Notícias da Diocese

A Igreja Católica realizou, nesta quinta-feira (8), em todo mundo, a celebração de Corpus Christi, ou seja, do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.

Na Diocese de Caratinga, como de costume, paróquias têm programações próprias em suas regiões com missas, procissões e também a confecção dos tradicionais tapetes usados na passagem do Santíssimo Sacramento.

Na cidade de Caratinga , A Paróquia do Coração Eucarístico de Jesus –  Santuário de Adoração – encerrou a Semana Eucarística nesta quinta-feira (8), Dia de Corpus Christi.

A respeito da solenidade de Corpus Christi, padre Maurício, pregador da 64ª Semana Eucarística  explicou que para os cristãos católicos é um momento forte de fé. “Onde Jesus está presente na eucaristia, como este alimento que alimenta a nossa caminhada de fé. O pão vivo descido do céu, então a solenidade também tem esse momento culminante, onde nós, em procissão, aclamamos pelas ruas da nossa cidade que Jesus Cristo é o Rei do universo, Jesus Cristo, este alimento pra nossa caminhada de fé”.

Este ano, a proposta da Diocese de Caratinga juntamente com os padres sacramentinos do Santuário ficou um pouco  diferente. Iniciando com a Santa Missa e logo após a procissão luminosa sobre os tradicionais tapetes confeccionados nas ruas da cidade  e logo após a  bênção do Santíssimo Sacramento aconteceu na porta da Catedral de São João Batista.

A celebração da eucaristia na quinta-feira aconteceu  no Santuário , às 18 horas e foi presidida pelo bispo diocesano Dom Emanuel Messias de Oliveira e concelebrada pelos padres das paróquias da cidade, Pe. Renivaldo, Pe. José Carlos, Pe. Moacir, Pe Higor, Pe. Marcondes, Pe. Vittório, Pe. João Batista, Pe. Josimar, Frei Rafael, OCD, Frei Jorge, OCD, Pe. José Geraldo.

Significado

No ato religioso de Corpus Christi, os católicos manifestam publicamente a fé na presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. Em muitas paróquias, os tradicionais tapetes feitos de serragem e outros materiais são confeccionados nesta data com o objetivo de adornar o caminho pelo qual Nosso Senhor, presente no Santíssimo Sacramento, percorre as ruas da comunidade.

“Corpus Christi”, vem da língua latina e significa justamente “Corpo de Cristo”. É uma solenidade realizada sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma “festa de preceito”, isto é, devemos participar da celebração da Missa neste dia.

A procissão pelas vias públicas atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico da Igreja Católica Apostólica Romana (Cân. 944), que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, “para testemunhar publicamente a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo de Sangue de Cristo”.