Festividade marca os 25 anos de ordenação episcopal de Dom Emanuel Messias

20/04/2023 . Notícias da Diocese

O Jubileu de Prata Episcopal de Dom Emanuel Messias de Oliveira, bispo diocesano de Caratinga, foi celebrado em grande estilo na noite da última quarta-feira, 19 de abril. A celebração aconteceu na Catedral São João Batista em Caratinga e reuniu um número expressivo de padres, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas e diversos fiéis, vindos das várias paróquias da Diocese. O próprio bispo presidiu a Celebração Eucarística, que contou ainda com a presença especial e carinhosa do bispo emérito da Diocese de Itabira/Cel.Fabriciano, Dom Odilon Guimarães Moreira, filho do nosso clero.

Além dos 25 anos de bispo, Dom Emanuel celebra no próximo sábado, 22, 75 anos de idade, todos esse rogos foram colocados no altar de Deus. Em sua homilia, Dom Emanuel agradeceu a todos os presentes pela participação e frisou os itinerário vocacional, missionário, partindo de uma meta, destacou ainda o ano vocacional, lembrando a importância de todas as vocações: matrimonial, sacerdotal, religiosa. O bispo ainda lembrou que pelo sacramento fundante da vida cristã, o batismo, somos irmãos e irmãs e mergulhamos no mistério de Cristo, sepultados com Ele e ressuscitados com Ele para uma vida nova, sendo novas criaturas.

Ao final da celebração, diversas homenagens foram feitas, externalizando o carinho do povo por Dom Emanuel. Em nome dos leigos da diocese, Geovani e sua esposa, da Paróquia São Judas Tadeu em Caratinga, registraram o carinho ao pastor rememorando os principais momentos desde sua chegada em 2011. Também Pe. Ely da Terra Cristo, pároco de Inhapim, falou em nome de todos os presbíteros, registrando o cuidado paternal de Dom Emanuel. Em seguida, representando os religiosos da Diocese, Pe. José Raimundo, SDN, Superior Provincial, agradeceu à dedicação do bispo pelos religiosos e por toda Diocese, lembrando o lindo caminho missionário vivenciado por Dom Emanuel. Ao fim, Pe. Jamir Pedro Sobrinho, pároco de Fervedouro, entregou ao bispo a benção apostólica, concedida pelo Papa Francisco em ocasião específica da data.

A servico da misericórdia, e em espírito de alegria, o bispo externalizou sua gratidão pela presença de todos, agradeceu a Deus a graça de celebrar a vida e a caminhada episcopal: “Eu estou no meio de vós como aquele que serve” finalizou destacando e repetindo a palavra gratidão, “o meu coração é muito pequeno para agradecer, se eu pudesse viver 100 anos agradecendo, ainda ficaria com uma dívida enorme diante do meu Senhor” – destacou o bispo.

Dom Emanuel presidirá ainda mais duas missas, recordando esse momento especial dos 25 anos de bispo e 75 de idade. No próximo dia 30 de abril, presidirá a Eucaristia na Catedral São Miguel e Almas, na Diocese de Guanhães/MG, na qual foi bispo por 13 anos (entre 1998 e 2011). Igualmente, celebrará na Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Ilha dos Araújos em Governador Valadares/MG, nessa paróquia ele serviu como pároco por 17 anos.

Texto: Gicélia Azevedo e Victor Machado.

Fotos: Jéssica- Gicélia Azevedo – Valter