Diocese de Caratinga

Rádio Diocesana

Festa de São Domingos de Gusmão em Ubaporanga

11/08/2025 . Notícias da Diocese

Aconteceu no dia 08 de agosto de 2025 na paróquia São Domingos de Gusmão em Ubaporanga-MG, a Festa do Padroeiro.
A celebração Eucarística foi presidida por Dom Juarez Delorto Secco nosso Bispo Diocesano e concelebrada pelo pároco Pe. Raniel, o vigário Pe. Turíbio e pelos padres filhos desta paróquia Pe. José Geraldo (Arquidiocese de Vitória – E.S.) e Padre Agentil (Diocese de Aparecida – S.P.).
Iniciando com a procissão saindo da Capela São Sebastião e passando pelas ruas da cidade até a porta da igreja Matriz, onde foi elevado ao céu o tradicional terço de São Domingos de Gusmão.
Neste momento esteve presente o senhor Pedro da cidade de Alfredo Chagas E.S que se tornou um grande devoto de São Domingos desde 2003 quando o terço caiu no terreno de sua casa, Testemunhando todas as graças que sua família recebeu durante todo este tempo através da poderosa intercessão de São Domingos.
O terço foi elevado ao céu enquanto os fies paroquianos faziam suas preces ao Padroeiro que foi um propagador do Santo Terço durante sua vida.
A santa missa aconteceu na praça em frente a Igreja Matriz presidida por nosso Bispo Dom Juarez que em sua homilia apresentou São Domingos como modelo de santidade e consagração, ensinando o caminho do serviço amoroso e dedicação ao Senhor.
Em sua vida, vemos a prova de que a vocação se revela em nosso cotidiano, através do anúncio do Reino de Deus. São Domingos, que era de família nobre, fez-se um homem simples, cuidador dos pobres, pregador do Evangelho através de sua vida primeiramente, mas também através das palavras, ao ponto de ser inspirado a fundar a Ordem dos Pregadores, também conhecidos como “dominicanos”.
Sua vida é obra provam que quem dedica sua vida a Deus, ao invés de ser alguém que “perdeu a vida” como muitos pensam, na verdade ganhou-a.
A salvação é uma graça gratuita, dom e bênção de Deus, não podendo ser adquirida por méritos humanos, compra ou títulos.
Só é possível alcançar a salvação por meio de Jesus Cristo, que a concede a quem busca com sinceridade.
Da mesma forma, o serviço e dons devem ser colocados a serviço dos mais necessitados, aproximando-se do exemplo do Bom Samaritano, pois conforme diz São Tiago: fé sem obras é morta.
Oração e caridade aproximam de Deus, e a fé deve ser revelada na vida e transmitida com entusiasmo, alegria e amor.
Ao final da Santa Missa o pároco Pe. Raniel apresentou aos fies o projeto do novo salão paroquial que será construído na área onde é a atual barraca. Ele agradeceu o empenho de todas pastorais, movimentos, comunidades e Festeiros que tornou a novena do Padroeiro uma grande festa nestes dez dias.

 

Cúria Diocesana

Praça Cesário Alvim, 156 - Centro Caratinga (MG) - Cep: 35.300-036

Contatos

(33) 3321-4600 Telefone e WhatsApp chancelaria@diocesecaratinga.org.br

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira 08h às 11h e 13h às 17h