Encontro Vocacional

31/07/2023 . Notícias da Diocese

Entre os dias 28 e 30 de julho de 2023, ocorreu em nosso Seminário Diocesano de Nossa Senhora do Rosário o Encontro Vocacional com o Tema: Vocação: Graça e Missão e o Lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33), escolhidos em sintonia com o 3º Ano Vocacional do Brasil.

Tivemos a presença de 41 jovens, vindos de diversas paróquias de nossa diocese, dentre elas Nossa Senhora da Conceição (Vermelho Novo), São Francisco de Assis (Vermelho Velho), Santa Rita de Cássia (Santa Rita de Minas), Nossa Senhora da Penha (Ipaba), São Domingos de Gusmão (Ubaporanga), Santa Luzia (Carangola), Nossa Senhora da Conceição (Tombos), São Sebastião do Santíssimo Sacramento (Sacramento/Manhuaçu), São José (Vargem Alegre), Nossa Senhora da Conceição (Caratinga), Santo Antônio de Pádua (Santo Antônio do Manhuaçu/Caratinga), São Sebastião (Inhapim), Bom Pastor (Manhuaçu), São Sebastião (Durandé), São Sebastião (Tarumirim), Sant’Ana (Santana do Manhuaçu), São João Batista – Catedral (Caratinga), Nossa Senhora da Penha (Pocrane).

No encontro, tivemos diversos momentos para oração, convivência, testemunhos vocacionais, palestras, adoração ao Santíssimo Sacramento, Santa Missa, esporte, oportunidades para descontração, filme, trabalho e momentos em que se pôde responder às diversas perguntas dos vocacionados quanto à vida no seminário, como rotina e estudos, dentre tantas outras dúvidas.

Este encontro ocorre geralmente no mês de julho, ou seja, praticamente no meio do ano, justamente para preparar àqueles que desejam ingressar no seminário no ano seguinte. Lembrando que para se ingressar no seminário é preciso de, além de participar de encontros vocacional, ter uma vida ativa na comunidade, servindo sempre nas diversas pastorais, catequese, grupos de reflexão, movimentos, bem como é preciso fazer um acompanhamento vocacional com o pároco.

Encontro Vocacional é uma oportunidade propícia para estimular o amadurecimento da vocação, tem seu objetivo principal escolher rapazes com o desejo e a aptidão para desempenharem o ministério sacerdotal ordenado em nossa diocese, mas ao mesmo tempo orienta muitos jovens para os diversos serviços do Reino de Deus, haja vista que o mesmo Espírito que desperta os Ministérios Ordenados, desperta também pessoas à Vida Consagrada e novas gerações para a vocação aos ministérios leigos.

Colaboração- Serviço de Aniversário Vocacional