ENCONTRO VOCACIONAL MISTO

22/08/2024 .

No dia 17 de agosto de 2024, aconteceu na paróquia de São Sebastião de Tarumirim, o Encontro Vocacional misto, o qual reuniu cerca de cem adolescentes e jovens dentre moças e rapazes. O evento contou com o tema: “Ensinai-nos a rezar” e o lema: “Fala, Senhor, que o teu servo escuta” (1Sm 3, 10). Iniciado com o café, às 08:00 horas, e terminando com a Santa Missa, presidida pelo Reverendíssimo Pe. Roberto Carlos Vilela, atual pároco da paróquia, às 15:00 horas.

Dentre os seminaristas, estávamos presentes eu, Gustavo Perígolo de Abreu, Emanuel Emídio de Freitas, Gabriel Costa Lourenço, os quais compomos parte da equipe de Serviço de Animação Vocacional (SAV), e Pedro Vitor Mello, representante do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE) na ocasião. Ainda mais, contamos com a colaboração dos catequistas, os quais ajudaram a realizar esse encontro e com a energia jovem do ministério de música Salve Mestre.

Ademais, na presente oportunidade de reflexão, pudemos pensar o chamado que Deus, em sua infinita bondade e misericórdia, profere sobre cada pessoa. Diante desse chamado, somos convidados a discernir a voz do Senhor que se mistura a tantas outras em uma sociedade ativista. É por meio desse movimento de discernimento, que a Igreja consegue escutar a voz do Deus e responder com prontidão: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6, 8).

Por outro lado, os jovens e nós percebemos pela luz das palavras da psicóloga Tanízia Gabriela Ferreira da Silva, a necessidade de buscarmos constantemente o autoconhecimento, revelando para cada um, suas próprias virtudes, limitações, angústias, entre outros aspectos. Tudo isso, a fim de não se perder em suas próprias vozes provenientes do “eu” existencial. Visto que o convite de Deus abrange toda a existência humana e não se restringe apenas a uma decisão, um ato de Fé.

Assim sendo, esse dia proporcionou a todos nós um momento de reflexão sobre o chamado de Deus e a resposta do homem. Foi um encontro fraterno e dinâmico, onde conseguimos expressar nossos anseios, medos e dúvidas; para assim trilhar esse itinerário vocacional. Seja na vida laical, consagrada, religiosa, sacerdotal ou matrimonial; afinal, todas essas vocações nos conduzem à santidade. Nesse sentido, o Papa Francisco afirmou: “Despertemos do sono, saiamos da indiferença, abramos as grades da prisão em que por vezes nos fechamos, para que cada um de nós possa descobrir a própria vocação na Igreja e no mundo”.