Encontro Vocacional

20/07/2024 .

Nos dias 6 e 7 de julho, aconteceu no Seminário Diocesano de Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga-MG, o Encontro Vocacional. Este, tem como objetivo, ajudar os jovens a descobrirem e desenvolverem sua vocação, além de encorajá-los a uma resposta livre e íntegra. Com base no Ano da Oração, desejado pelo Papa Francisco, em vista da preparação para Jubileu de 2025, o tema do encontro foi: “Ensina-nos a rezar,” e o lema “Fala, Senhor, que teu servo escuta” (1Sm 3,9), enfatizando a importância da oração e da escuta no processo de discernimento. Vocacionados de diversas paróquias da diocese de Caratinga estiveram presentes, com o desejo de discernir o chamado que o Senhor faz a cada um.

Durante o encontro, os 50 vocacionados participantes, puderam aproveitar uma programação diversificada, que incluiu palestras de padres, seminaristas e leigos, testemunhos vocacionais, com destaque para o de monsenhor Raul Motta do Oliveira, cuja presença foi inspiradora, momentos de convivência e recreação, como futebol, filme, e demais interações, além de momentos de espiritualidade, como a oração do santo terço, a liturgia das Horas e a Santa Missa.

O evento contou com a presença dos padres formadores e palestrantes, dos seminaristas da equipe do SAV (Serviço de Animação Vocacional) e das irmãs gracianas, que fazem parte da comunidade do Seminário Diocesano de Nossa Senhora do Rosário. Os vocacionados avaliaram positivamente a experiência do discernimento vocacional e manifestaram entusiasmo para participar do próximo encontro, que acontecerá nos dias 24 e 25 de agosto deste ano.

Texto: Seminarista Emanuel Emídio de Freitas – Assessor de comunicação.