ENCONTRO COM LIDERANÇAS PAROQUAIS DA FORANIA DE SANTA MARGARIDA

27/04/2024 . Notícias da Diocese

Neste sábado (27), foi realizado um encontro que marcou a trajetória da Forania de Santa Margarida, reunindo-se no acolhedor ambiente da Paróquia São João Batista em São João do Manhuaçu.

Nesse encontro enriquecedor, líderes e representantes de todas as paróquias que compõem a forania compartilharam momentos de reflexão e aprendizado. A Forania de Santa Margarida tem como vigário forâneo Pe. Michel Gomes. Destacamos a presença de aproximadamente 70 leigos, os párocos Pe Eguinaldo Mendes, Pe. Agrimaldo Teixeira, Pe. Paulo Alexandre e Pe. Sebastião Filho e os seminaristas Victor Machado e Elias Eduardo.

Sob o olhar atencioso do assessor Pe. Silas de Paula Barros, a discussão girou em torno do tema central: documento “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia. A conversão pastoral da paróquia”(Doc.100 da CNBB). O Documento retoma o modelo das primeiras comunidades cristãs.

Padre Silas trouxe à luz valiosas as perspectivas sobre a renovação missionária das paróquias, elas devem ser os principais elementos da equação, retomando valores que foram se perdendo; para ele, a Igreja deve ser um conjunto de pessoas, antes de ser apenas um local de culto.

A proposta da análise é redescobrir as entranhas maternas da Igreja, voltando para a perspectiva do acolhimento, como a mãe acolhe o filho, destacando o papel fundamental do comprometimento de todos os fiéis.

Suas palavras inspiradoras ressaltaram que a criatividade deve ser constantemente explorada para que os esforços de evangelização alcancem os corações dos afastados e frutifiquem de maneira abundante.

O objetivo é conhecer melhor o documento para aplicá-lo no dia a dia das paróquias e comunidades, para que todos entendam não apenas o conteúdo, mas também sua didática, método e os seus propósitos, que vêm para melhorar a caminhada das comunidades cristãs.

O encontro na Forania de Santa Margarida representa um passo significativo na construção de uma comunidade eclesial mais unida, consciente e atuante.

Que a Forania de Santa Margarida continue trilhando esse caminho de sinodalidade, fortalecendo os laços entre as paróquias e promovendo o testemunho cristão em suas respectivas comunidades.

Colaboração- Pe. Michel Gomes – Vigário Forâneo – Forania de Santa Margarida