Em primeira reunião do ano CPD ressalta tema da CF 2023

08/02/2023 . Notícias da Diocese

O Conselho  Pastoral Diocesano (CPD), realizou a primeira reunião do ano nesta quarta-feira, 08 de fevereiro, que aconteceu no salão da Paróquia de São Judas Tadeu em Caratinga, MG.

Com a presença de 26 membros, entre coordenadores, e assessores das Pastorais, Movimentos e Organismos na Diocese, além do bispo diocesano, o encontro seguiu sendo conduzido pela fala do padre Patrício Geraldo Fialho, que acolheu os novos membros do conselho aplicando uma dinâmica motivacional.

Giuliane conduziu a oração inicial e logo após Dom Emanuel, bispo diocesano convidou a todos para a celebração de seu Jubileu de Prata Episcopal em abril.

João Rezende apresentou o tema da Campanha da Fraternidade 2023.

Para 2023, os bispos do Brasil convidam os membros da Igreja Católica e a sociedade brasileira, em geral, a refletir, à luz da fé, o problema da fome no país, convictos de que ela é uma realidade que assola uma multidão.

Com o tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14, 16), a CF é um convite a promover um diálogo sobre a problemática da fome, à luz da fé cristã, além de propor caminhos em direção a um humanismo total e solidário.

Pela terceira vez o tema da fome é tratado na Campanha da Fraternidade pela Igreja no Brasil. A primeira foi em 1975, com o tema “Fraternidade é repartir” e o lema “Repartir o pão”, no clima do Ano Eucarístico que precedeu o Congresso Eucarístico Nacional de Manaus, que trazia o mesmo tema e lema e desejava intensificar a vivência da Eucaristia em nosso povo. A segunda foi em 1985, por ocasião de outro Ano Eucarístico. Naquele ano, preparava-se o Congresso Eucarístico de Aparecida, com o lema “Pão para quem tem fome”.

Depois do 18º Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Recife (PE) de 11 a 15 de novembro de 2022, com o tema “Pão em todas as mesas”, a Igreja no Brasil voltará a refletir, em 2023, o flagelo da fome. O lema escolhido pelos bispos do Brasil é uma ordem de Jesus aos seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

Padre Patrício finalizou o encontro apresentando o  Documento de Trabalho para a Etapa Continental do Sínodo.

A próxima reunião ficou agendada para 14 de junho.

Fotos- Pe. Dione Leandro-