Dom Juarez realiza primeira reunião com clero da Diocese de Caratinga

25/04/2024 . Notícias da Diocese

Na quarta-feira, 24 de abril, Dom Juarez Delorto Secco, bispo diocesano, realizou a primeira reunião de 2024 com o clero, na Paróquia São João Batista, em São João do Manhuaçu–MG. A reunião contou com a presença expressiva de padres diocesanos, bem como a presença dos religiosos que colaboram em nossa diocese, os Missionários de Nossa Senhora, Sacramentinos da Congregação do Santíssimo Sacramento e a Ordem dos Carmelitas Descalços.

A manhã de trabalhos foi iniciada com a oração da hora média, presidida por Dom Juarez.

O encontro foi marcado por um clima de fraternidade, amizade e alegria.

Dom Juarez fez uso, no início do encontro, de um texto usado pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, pregador do retiro da 61ª Assembleia dos Bispos em Aparecida, destacando a comunhão fraterna.

A  acolhida  calorosa ficou por conta da Paróquia São João Batista, na pessoa do seu pároco Pe. Eguinaldo Mendes, que  recepcionou a todos com cuidado e zelo nos mínimos detalhes.

Entre os assuntos tratados em pauta destacam-se:

• Diaconato Permanente – Iniciará na Diocese de Caratinga o estudo para fundação de uma escola diaconal, a vocação diaconal não é propriedade nossa, é um dom de Deus, como toda vocação; por isso, precisa ser trabalhada, destacou Dom Juarez.
  • Assembleia Diocesana de Pastoral – Preparação para a assembleia que acontecerá entre os dias 29, 30, 31 de julho e 1º de agosto de 2024 no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário e contará com a assessoria de Pe. Geraldo Luiz De Mori, SJ. A assembleia é o início para a elaboração do X PLANO DIOCESANO DE PASTORAL.
  • Diretrizes para os trabalhos de administração paroquial destacando a importância dos diversos conselhos dentre eles o Conselho Pastoral Paroquial (CPP), é importante que Cada Paróquia tenha o seu CPP, como sinal representativo da comunhão e da unidade do Povo de Deus, sob a presidência do pároco (cf. cân. 536) e o Conselho Paroquial de Assuntos Econômicos (CPAE) é necessário que cada Paróquia tenha o seu CPAE, onde os fiéis ajudem o pároco na administração dos bens da Paróquia (cf. cân. 537).
  • Visita Pastoral do bispo – A importância e como irá proceder à visita, geralmente inicia na 5ª feira com a acolhida do bispo, o bispo permanecerá até no domingo quando realizará diversas atividades, dentre elas, visitas às instituições, reuniões com os jovens, crianças, adolescentes, catequese, agentes de pastorais, encontro com os conselhos paroquiais, celebrará as missas da paróquia, visitará as capelas do território paroquial, bem como todos os espaços físicos destinados à evangelização e conservação da paróquia. Realizará também uma análise dos arquivos eclesiásticos paroquiais como: Livro de Tombo, Crisma, Batismo, Matrimônio, para manter a conservação histórica da Igreja Particular da Diocese de Caratinga
  • Sacramento da Crisma – Não necessariamente acontecerá durante a visita pastoral, Dom Juarez destacou os protocolos para fotografia e demais atividades neste momento. Quanto a fotografia a equipe da PASCOM (Pastoral da Comunicação) é a responsável, bispo fará foto com os crismados, com os catequistas, e fotos individuais com cada crismado. As fotos deverão ser disponibilizadas pela pastoral a todos os envolvidos.

A reunião encerrou às 15h com manifestação de gratidão do bispo diocesano. A palavra destaque do encontro, por diversos momentos, notória foi a palavra COMUNHÃO. Dom Juarez destacou a comunhão presbiteral, comunhão diocesana.

A primeira reunião é sempre é uma oportunidade de ser um momento de encontro, aprendizado e reflexão, contando com a presença e apoio do bispo diocesano, dom Juarez Delorto Secco.

Foi um momento fecundo de comunhão.

Que São João Batista, padroeiro da Diocese de Caratinga, continue abençoando todos os trabalhos diocesanos.

Colaboração – Pe. Dione José Leandro – Assessor Diocesano de Comunicação