Dom Juarez Delorto Secco toma posse como 7º bispo diocesano de Caratinga

20/02/2024 . Notícias da Diocese

A Diocese de Caratinga, viveu neste sábado, 17 de fevereiro de 2024,  momentos de muita alegria com a posse canônica de seu novo bispo, dom Juarez Delorto Secco, o sétimo bispo da Diocese de Caratinga.

Fiéis foram à catedral de São João Batista para acolher o bispo que veio da arquidiocese de São Sebastião no Rio de Janeiro para assumir a diocese.

Dom Juarez nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, em 04 de julho de 1970. Formado em Filosofia e Teologia é também bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro do Itapemirim (FDCI). Possui especialização em Processo Matrimonial Canônico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e também em Formação de Educadores, promovido em convênio com a Escola de Formadores da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib – SC), com sede em Florianópolis (SC).

Foi ordenado presbítero em 10 de março de 2001 em sua cidade natal e no dia 07 de junho de 2017 foi designado como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, pelo Papa Francisco, tendo recebido a ordenação episcopal no dia 09 de setembro do mesmo ano na diocese capixaba. Desempenha desde então o serviço de Bispo Auxiliar da referida arquidiocese.

Em 13 de dezembro de 2023 foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo diocesano de Caratinga (MG).

O rito de posse foi conduzido pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, dom Airton José dos Santos. A cerimônia também contou com  a presença do cardeal do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, que acolhia até então o dom Juarez como bispo auxiliar na Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Na catedral, tudo foi preparado com muito carinho: a cátedra, por exemplo, já trazia o brasão do novo bispo. Os bancos exibiam indicação dos lugares para clero, autoridades, religiosos, familiares do bispo e representantes das 60 paróquias da Diocese.

À porta da Catedral Diocesana – com a presença do Pároco da Catedral e o  Colégio de Consultores, dom Juarez recebe o
Ósculo da Cruz pelas mãos de padre Moacir Ramos Nogueira, pároco da Catedral  e asperge o povo com a água benta.

Ao adentrar à Catedral dom Juarez se dirigiu à Capela do Ss. Sacramento. Momento de oração silenciosa, do novo bispo.

O novo bispo acompanhado do então bispo emérito, dom Emanuel, do cardeal dom Orani Tempesta e do metropolita, dom Airton e dirigiu a sacristia da Catedral e após paramentar para a celebração eucarística, se dirigem à porta central para a procissão de entrada. Após a saudação o chanceler do bispado, padre Bismarque Maciel proferiu a leitura das Letras Apostólicas, em seguida Dom Airton dirigiu ao novo bispo e lhe entrega a Cátedra, lugar do ensino da fé e o Báculo, como gesto de assumir como pastor local; posteriormente Dom Juarez se senta à Cátedra, lugar do ensino da fé, como gesto daquele que governa como sucessor dos apóstolos e guardião da fé e tradição apostólica.

Dom Juarez foi acolhido pelo clero diocesano, religiosos, religiosas e autoridades civis.

A missa seguiu como  a missa estacional. Milhares de pessoas acompanharam de casa, pelas redes sociais pelo canal do Youtube da diocese, e outras foram acomodadas em mais de três mil cadeiras do lado de fora da igreja, onde foi instalado um telão. Foram montadas ainda dez tendas para acolher os fiéis.

Após a comunhão Dom Juarez recebeu a mensagem de acolhida de padre Ely da Terra, representante dos presbíteros e também por uma Irmã Antônia da Consolação, MNSG, superiora das Irmãs Missionárias de Nossa Senhora das Graças e por uma delegação religiosa.

Em sua mensagem no final da celebração, Dom Juarez falou da missão na Diocese de Caratinga. “Quero aproveitar esse momento para agradecer a Deus pelo dom da vocação! Acho que é muito importante na nossa vida a gratidão, agradecer a Deus por tudo que ele faz na vida da gente. E a vocação é o chamado de Deus. A gente não escolhe, mas é chamado por Deus. E a gente responde o sim, o chamado é amoroso, o sim também tem que ser com muito amor, com muita dedicação. Então é com esse sim que eu venho para Caratinga. Sempre disse sim a Deus em todos os sentidos, desde quando era pároco e depois também como bispo. Então essa importância de sempre dizer sim a Deus”, destacou Dom Juarez Delorto Secco.

Fotos – Mariza Tuellher     Mais fotos clique aqui.