Celebrar uma caminhada de 60 anos com muitas histórias e graças alcançadas significa um verdadeiro casamento entre igreja e comunidade. E assim, a Paróquia São João Batista, em São João do Oriente, comemorou o Jubileu de Diamante com a presença do bispo da Diocese de Caratinga, Dom Juarez Delorto Secco, em comunhão com fiéis e devotos de São João Batista, na celebração ocorrida no domingo(07/04).
A celebração marca também a primeira visita de Dom Juarez à paróquia.
Por volta das 17h, Dom Juarez chegou à Comunidade Santa Maria, no Distrito de Santa Maria do Baixio, acompanhado por Pe. José Carlos, Vigário Geral, e Pe. Dione Leandro, assessor de Comunicação. Foi calorosamente recebido pelas crianças da catequese e acolhido pelo pároco, Pe. Christian Moreira, e os fiéis.
Em suas palavras iniciais, Dom Juarez enalteceu e motivou a comunidade, ressaltando a significância das vocações e da participação ativa dos leigos na diocese, seja nas pastorais, celebrações da palavra, catequese e demais atividades. Além disso, teve a oportunidade de visitar o salão da comunidade, a capela do Santíssimo e outros espaços.
Em seguida, dirigiu-se à cidade de São João do Oriente, onde pode conhecer as instalações e estruturas paroquiais. Ao ser recebido pelos jovens à porta da casa paroquial, incentivou e valorizou a juventude na igreja, exortando à vivência da fé, independentemente da escolha profissional, e enfatizando a importância de manter Cristo sempre presente em suas vidas.
Seguindo o cerimonial dos bispos, Dom Juarez foi recebido pelo pároco à porta da igreja, onde beijou o crucifixo, recebeu e realizou a aspersão com água benta, ao som de um hino entoado pelo coral. Após uma breve oração diante do Santíssimo Sacramento, retornou ao presbitério, onde os fiéis foram convidados a orar pelo bispo.
Em seguida, o pároco convocou os fiéis leigos para apresentar ao Bispo as comunidades e pastorais da paróquia. Após saudação, Dom Juarez expôs o motivo de sua visita, ressaltando sua alegria em estar na paróquia e recitou a oração do padroeiro, São João Batista.
Dom Juarez e os demais padres paramentaram-se para a Santa Missa do Segundo Domingo da Páscoa, o Domingo da Divina Misericórdia, que transcorreu como de costume.
Após a oração pós-comunhão, um leigo da paróquia fez uma breve mensagem de agradecimento ao bispo, que então procedeu à bênção final, seguida por uma grande fila para cumprimentá-lo e tirar fotos.
Ao final da noite foi oferecido um jantar, momento de descontração e partilha fraterna.
Colaboração – Texto- Sem. Rivaldo Luiz Norival Domiciano – 1º ano Teologia
Fotos- Cainã Silveira- Pascom Diocesana