Dom Emanuel celebra 48 anos de sacerdócio

05/02/2024 . Notícias da Diocese

Celebramos hoje, 4 de fevereiro, na missa das 18h na Catedral, 48 anos de ordenação presbiteral de Dom Emanuel. Este é um dia abençoado, assim como abençoado é Dom Emanuel, que a serviço de Jesus propaga sua palavra, semeia a paz e nos fortalece na fé. Parabéns, Dom Emanuel, ressaltou Pe. Moacir em suas plataformas digitais.

Dom Emanuel Messias de Oliveira, é mineiro da cidade de Salinas. Nasceu no dia 22 de abril de 1948. Criado numa família simples e muito religiosa, é o 3º filho do casal Deoclides e Maria Angélica, tendo mais sete irmãos. Por ordem de nascimento, seus irmãos são: Djalma e Wilson (já falecidos), Clarice, Geraldo, Amintas, Carlos, Maria de Fátima e Renato (estes dois últimos, adotivos).

A vocação apareceu desde cedo. Ainda criança, brincava de celebrar missa. Aos 11 anos resolveu ir para o seminário.

Assim, em 1960, Emanuel ingressa no seminário em Valadares, que ficava na casa do bispo. No outro ano, ficou externo, isto é, voltou para sua casa, continuando a estudar no Ginásio Ibituruna. Em 63, abriu-se o seminário em Valadares, lugar que hoje se chama CENTREL (Centro de Treinamento de Líderes). Com 16 anos, foi para o Seminário Menor de Mariana, de 1963 a 1965. Lá fez o quarto, quinto e sexto ano. O curso era uma espécie de curso clássico e chamava-se “Humanidades”. No Seminário Maior, também em Mariana, fez a Filosofia, de 66 a 68. Em 69, começou a Teologia e, no segundo semestre, conseguiu uma bolsa através de um amigo, Monsenhor Eustáquio, e foi estudar em Roma, onde ficou por seis anos. Lá fez Teologia, na Universidade Gregoriana, e Mestrado em Exegese Bíblica, no Instituto Bíblico.  Terminou seus estudos em novembro de 1975. Voltou para o Brasil e, em 4 de fevereiro de 1976, foi ordenado na igreja de Lourdes, em Valadares.

Depois de ordenado, Pe. Emanuel foi designado como vigário paroquial da Ilha dos Araújos, assessorando o pároco, padre Henrique, um holandês, 40 anos mais velho do que ele. Nessa época também começou a lecionar Bíblia no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga. Depois de seis anos, em 1981, com a morte de padre Henrique, ficou como pároco daquela mesma paróquia. Exerceu essa função por 17 anos.

Então, num sábado, pela manhã, é chamado à cúria por Dom José Heleno (então bispo de Governador Valadares e irmão de Dom Hélio) e recebe a notícia de que fora indicado para ser bispo.

Sua sagração episcopal ocorreu em 19 de abril de 1998, num estádio de Valadares, com a presença de cerca de 25 mil pessoas.

Sua posse em Guanhães foi em 17 de maio do mesmo ano. Foi bispo dessa diocese por 13 anos.

Foi então que, em 26 de janeiro de 2011, recebeu uma ligação do Núncio dando-lhe a notícia de que o Santo Padre, Bento XVI, queria que fosse o novo bispo de Caratinga. Dom Emanuel aceitou esta nova missão. A diocese preparou um tríduo para todas as comunidades preparando a sua chegada. Tomou posse em nossa diocese no dia 20 de maio deste mesmo ano.

As crianças da Catequese prestaram uma linda homenagem a Dom Emanuel.