Diocese de Caratinga

Rádio Eclesia

Diocese se despede de Pe. Vittório

23/03/2024 . Notícias da Diocese
Padre Felice Vittório Baggi, aos 83 anos, ele estava internado na Casa de Saúde União, em Caratinga, desde o dia 1º de março, com quadro de chikungunya e pneumonia.

BIOGRAFIA – PE FELICE VITTORIO BAGGI ,SSS

Padre Felice Vittorio Baggi nasceu no dia 09 de maio de 1940 em Sorisole, uma comuna italiana da região da Lombardia, província de Bergamo na Itália. Filho de Pietro Baggi e Giuseppina Scotti. Matriculou-se em Sorisole onde cursou o primeiro grau com duração de oito anos, concluindo m 1955. O Clássico cursou no Seminário Sacramentino por dois anos concluindo no ano de 1957. Mesmo local onde cursou Filosofia por três anos concluindo em 1962. Em dezembro de 1967 conclui o curso de Teologia também no Seminário Sacramentino, com duração de cinco anos.

Sacerdote, desde a data de 03 de dezembro de 1966, pela imposição das mãos de Dom Vincenzo Radicioni da Diocese Montalto – Ripatransone, pertencendo à ordem da Congregação do Santíssimo Sacramento.

É bacharel licenciado em Teologia Pastoral pela Pontifícia Universidade de Latrão em Roma. (Pontifícia Università Lateranense). Especializado em Catequese pelo Instituto Lumen Vitae de Bruxelas na Bélgica.

Em 07 de janeiro de 1979, veio para o Brasil. Tornou-se professor e diretor espiritual de Seminário e animador vocacional.

Aos 13 dias do mês de janeiro de 1980 já residente na Diocese de Caratinga assumiu como pároco a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário em Entre Folhas.

Vigário Paroquial da Paróquia do Coração Eucarístico de Jesus em Caratinga entre os anos de 1980 a 1984. Momento pelo qual deixa a diocese,  permanecendo até 08 de abril de 1986, quando retorna a Caratinga e é novamente foi nomeado pároco da mesma Paróquia do Coração Eucarístico de Jesus, Caratinga.

Em 22 de fevereiro de 1996, foi nomeado Pároco Amovível da Paróquia do Coração Eucarístico de Jesus em Caratinga, até 09 de abril de 1987 quando deixou a diocese de Caratinga, permanecendo fora por 19 anos.

Em 02 de fevereiro de 2006, retorna a diocese como vigário paroquial da Paróquia do Coração Eucarístico de Jesus – Santuário de Adoração. Aos  02 de fevereiro de 2007 recebe a provisão de Administrador Paroquial da mesma paróquia. Onde permanece no cargo até 20 de outubro de 2011, quando assume o ofício de pároco na mesma paróquia.

Em Caratinga, ainda assume como vigário paroquial do Santuário em 15 de fevereiro de 2013, e em 15 de outubro do mesmo ano recebe a provisão de Administrador Paroquial.

O dia 21 de maio de 2017 foi uma data especial para padre Vittorio Baggi (que já atuou na Paróquia do Coração Eucarístico de Jesus, Santuário de Adoração, de Caratinga). Ele foi recepcionado por amigos e familiares para uma celebração em referência aos seus 50 anos de sacerdócio, em sua terra natal Sorisole, região da Lombardia, província de Bérgamo, na Itália. Para descrever esse momento festivo, publicamos uma carta escrita por familiares de padre e Vittorio (originalmente em italiano e adaptada para o português):

SORISOLE, 21 DE MAIO DE 2017

Querido padre Vittorio, todos nós: família, amigos e comunidade, vivemos, graças a você, um dia memorável e alegre pelo seu quinquagésimo ano de sacerdócio. Comemorar 50 anos de sacerdócio é antes de tudo um grande dom de Deus, mas também um momento de reflexão para esta festa extraordinária, porque nos permite compreender que o que estamos celebrando é “o que agrada a Deus”, como tem sido em toda a sua vida. Esta alegria, queremos compartilhar com todos, incluindo as pessoas envolvidas em situações de dor e esperança, com as suas preocupações do passado, presente e futuro. Padre Vittorio, você é um padre com uma vocação forte e genuína da fé, o Senhor fez você andar pelas ruas do mundo, deixando para encontrá-lo em tantos rostos alegres e, por vezes, sofridos, em suma, um padre abarrotado de graça do Senhor, pois nunca foi visto zangado, talvez desiludido ou arrependido, como uma pessoa que tenha perdido sua origem e seu destino; mas com um desejo de amar. Sempre conselheiro, testemunhou com sua vida. Isso foi possível porque você tem certeza de se sentir amado pelo Senhor e é isto que sempre transmitiu a todas as pessoas que conheceu. Quando você partiu para a missão no Brasil, não pensou no que sentiria mais falta, como membros da família, amigos ou seu estilo de vida, mas foi imediatamente, pois você entendeu que era o Pai que lhe chamava a segui-lo. Damos graças, por todos estes anos em que estivemos perto, nos momentos alegres e tristes da vida. Sua animação, entusiasmo contagiante e grande fé, que nos deram coragem e esperança para acompanhá-lo com orações e saber que cotidianamente você está presente em uma recordação particular, na Santa Missa. Também batizamos alguns dos nossos filhos e netos unidos em matrimônio. Por tudo isso, somos gratos ao Senhor, por sermos a sua família. A esperança é, além de uma longa vida de serenidade e saúde, que você possa sempre render “graças a Deus”, pelas maravilhas que Ele continua a fazer em sua vida como sacerdote.

 Fraternalmente, abraçamos você, parabéns.

Em 21 de março de 2019 retorna a Caratinga  quando novamente assume o oficio de pároco.

Desde 10 de maio de 2022 atua como vigário paroquial do Santuário.

Inspirado pelo desejo ardente de São Pedro Julião Eymard e seu amor exagerado, Padre Vittório não poupa esforços para a dedicação à formação espiritual e teológica de seus filhos espirituais; a sua evangelização não se limita à sua paróquia física.

Falecimento 

O amor a Deus e a paixão pela vocação sacerdotal. Quarta-feira, 20 de março, por volta das 22h40, Pe. Vittório, servo de Deus, foi para os braços do Pai, viver a Glória Eterna, aos 83 anos.
Pe. Vittório estava internado na Casa de Saúde União, em Caratinga, desde o dia 1º de março, com quadro de chikungunya e pneumonia.
Uma história bonita que além da Itália, passa por Buenos Aires e desembarca no dia 07 de fevereiro de 1979 no Brasil, mais precisamente em Caratinga, onde Pe. Vittório realizou um importante trabalho na Paróquia do Coração Eucarístico de Jesus, o Santuário e desde o dia 10 de maio de 2022 atuava como vigário paroquial.
Um sacerdócio marcado pelo amor e de muitos legados.

Nota de solidariedade

“Encerro o dia de hoje com a triste notícia do falecimento do Pe. Vitório, SSS, que serviu com tão grande amor e zelo no Santuário de Adoração Perpétua em Caratinga.

Em comunhão com a congregação do Santíssimo Sacramento agradeço a Deus pela vida, vocação e serviço desta sacerdote em nossa amada Diocese e na Congregação.

Manifesto minhas condolências aos familiares, amigos e a toda família sacramentina, na firme certeza e esperança da Ressurreição.

Que o bondoso Deus acolha em sua misericórdia este nosso irmão e nos dê a graça da perseverança na fé para que um dia estejamos com ela e com todos os
Santos na glória de Deus!

São Pedro Julião Eymard, rogai por nós!”

Nota de Falecimento 

🙏✝️🙏✝️🙏✝️🙏✝️🙏✝️ 🙏

”A MORTE de um SACRAMENTINO será celebrada como um acontecimento PASCAL, numa prece plena de esperança” (Regra de Vida SSS, n. 13)

Com pesar e tristeza, a Congregação do Santíssimo Sacramento, Comunidade Coração Eucarístico de Jesus – Santuário de Adoração Perpétua de Caratinga, comunicam o falecimento do religioso Pe. Vittorio Baggi, sss ocorrido nesta noite de 20 de março.

Maiores informações quanto ao velório e sepultamento, assim que as obtivermos, serão comunicadas pelas nossas redes sociais oficiais.

Rezem por seu descanso, pela sua comunidade de missão em Caratinga e por nossa família religiosa.

Pe. Marcelo Silva, sss

Provincial

Nota de pesar e esperança

Caros irmãos,

Família Sacramentina e amigos do Pe. Vittório.

Estamos ainda assimilando o último acontecimento, a Páscoa definitiva de nosso querido amigo, irmão e grande exemplo de vida religiosa, nosso amado Pe. Felice Vittorio Baggi, sss.

Durante todos os dias do seu calvário no hospital, acompanhamos de coração, entre a fé e a dor, a sua luta diária na esperança de dias melhores, dias para ir depressa continuar a sua missão. Até que vencido pelo amor, naquele dia 20, naquela hora ressoava em seu coração as palavras semelhantes às de Jesus: “Pai, em Tuas Mãos entrego o meu espírito, a minha vida”.

Como não pensar que estas também foram as últimas palavras, não audíveis aos presentes, mas pronunciadas por Pe. Vittorio no momento de sua partida? Somos sim, testemunhas de toda a sua entrega, em vida, a Jesus.

Estamos em comunhão com todos aqueles e aquelas que neste momento expressam a dor da perda e a profunda saudade, mas acima de tudo, temos no coração a certeza do amor misericordioso do Pai, que o recebe em seus braços, nos consola e nos dá a esperança da ressurreição.

É impossível expressar o que significa para nós o tempo partilhado ao lado desse grande homem. Muito aprendemos e muita coisa ficará guardada, como um legado de generosidade e conhecimento passado a todos que estavam à sua volta.

A família ALLS pôde vivenciar e aprender com os dons que tinha revelados na grandeza dos vários Roteiros de Formação que nos presenteou ao longo de sua vida. Ficou nos devendo o último… a carta convite estava pronta, o sub-tema escolhido, mas naquela noite não enviamos, já era tarde, deixamos para o dia seguinte. E ao raiar do dia recebemos a triste notícia: Pe. Vittorio foi internado no hospital de Caratinga. Em oração lhe pedimos seja o intercessor junto a Jesus Eucarístico, pela ALLS.

Que fique para sempre em nossos corações e em nossa memória a alegria de Pe. Vittorio, a felicidade em conviver com todos e o dinamismo em servir a Deus e ao próximo.

Associação dos Leigos e Leigas Sacramentinos

Coordenação Provincial

Ilza C. Bicalho, Carlos Tavares, Ricardo Cabral, Terezinha Breder e Calmice Pereira

Belo Horizonte, 22 de Março de 2024.

Exéquias Pe. Felice Vittorio Baggi, sss

Sexta-feira, dia 22 de março:

10h – Chegada do corpo no Santuário de Adoração Perpétua

10h30 – Celebração Eucarística

15h – Ofício dos fiéis defuntos

19h – Celebração Eucarística

 

Sábado, dia 23 de março:

07h – Ofício de Nossa

09h – Celebração Eucarística, seguida do sepultamento na Gruta do Santuário

O velório de Pe. Vittório  iniciou na sexta-feira, 22 de março, às 10h, no Santuário de Adoração Perpétua, em Caratinga. O sepultamento será sábado, 23 de março, 10h, na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, no Santuário.
Pe. Vittório nunca poupou esforços para a dedicação a formação espiritual e teológica de seus filhos espirituais; a sua evangelização nunca se limitou à sua paróquia física. Pe. Vittório deixa a marca da fé, sorriso fraterno e acolhimento a todos.
Primeira missa às 10 horas 
Celebração da Santa Missa, presidida por Dom Juarez, Bispo Diocesano de Caratinga. Fiéis participaram no Santuário de Adoração Perpétua, em Caratinga, prestando as últimas homenagens a Pe. Vittório, sacerdote que deixou como marca para os sacramentinos e Diocese de Caratinga o abraço fraterno, sorriso marcante, amor e Temor de Deus “Percebi a vontade dele de trabalhar, de testemunhar Jesus Cristo”; declarou Dom Juarez .“Todas as pessoas que ouvimos falar do Pe. Vittório, falavam da sua gratidão a Deus, do seu trabalho missionário, das confissões que atendia, do zelo pela Eucaristia, o testemunho do Pe. Vittório é de muita importância para nós.”
SEPULTAMENTO 
Emotiva homenagem e despedida a Pe. Vittorio, sss, no santuário de adoração Coração Eucarístico de Jesus, em Caratinga.

A missa presidida pelo Provincial, Pe. Marcelo Carlos, sss e concelebrada pelos Religiosos da comunidade, Pe. Renivaldo Bruno, sss, Pe. João Batista Lopes, sss; contou também com a presença de alguns sacerdotes do clero diocesano; do Superior Geral da Congregação Pe. Philip Benzy, sss, e do Conselheiro geral Pe. Francisco Júnior, sss. Inúmeros fiéis e amizades se fizeram presentes e, desde Itália, seus sobrinhos, que vieram para despedir-se a Pe. Vittorio.

Logo após a Missa, o corpo de Pe. Vittorio foi trasladado até a gruta do santuário para o seu sepultamento.

A família sacramentina agradece a todos, as manifestações de carinho, em favor do nosso caríssimo Pe. Vittorio Baggi, sss.

O sepultamento de Pe. Fellipe Vittório Baggi, ocorreu no sábado, após a Missa de Exéquias.

Cúria Diocesana

Praça Cesário Alvim, 156 - Centro Caratinga (MG) - Cep: 35.300-036

Contatos

(33) 3321-4600 Telefone e WhatsApp chancelaria@diocesecaratinga.org.br

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira 08h às 11h e 13h às 17h