Diocese de Caratinga se prepara para a posse de seu sétimo bispo, Dom Juarez Delorto Secco

15/02/2024 . Notícias da Diocese

A cerimônia de sucessão episcopal de Dom Juarez Delorto Secco , acontece  no sábado, 17 de fevereiro de 2024, às 16h, na Catedral de São João Batista em Caratinga.

A transmissão poderá ser acompanhada, ao vivo, pelo canal do  youtube   da diocese de Caratinga a partir de 16h,  bem como em todas emissoras da cidade, Rádio Catedral (Rio de Janeiro), Web Tv Redentor (Rio de Janeiro).

Para a posse contamos com a  presença confirmada de vinte e sete bispos, destacando a presença do Metropolita, Dom Airton José dos Santos que preside a cerimônia de posse do nosso novo bispo Dom Juarez.

Expressamos ainda a alegria em contar com a presença do Cardeal Orani João Tempesta, que até então acolhia Dom Juarez como bispo auxiliar .

A Diocese de Caratinga  se prepara, com muita alegria e expectativa, para a posse canônica do seu sétimo bispo.  Para padre Dione , assessor diocesano de comunicação, este momento será importante e significativo para toda Igreja de Caratinga.

O sacerdote ressalta que a expectativa é contar com a presença de paroquianos de várias cidades da comunidade católica da região. “Contaremos com a presença de diversas caravanas da nossa diocese de Caratinga. Todas as paróquias se farão representadas neste dia  na Catedral São João Batista. Além disso, nós já temos também uma presença confirmada de caravanas da Arquidiocese do Rio de Janeiro com diversos padres e da Arquidiocese de Cachoeiro do Itapemirim, que é de onde Dom Juarez vem. Outro destaque importante é a presença também da família de Dom Juarez, que vai se fazer presente, inclusive a sua mãe”, destaca o assessor padre Dione.

São esperados para a celebração os leigos, autoridades, sacerdotes, diáconos, bispos, vindos de toda região.

Novo Bispo

Dom Juarez nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, em 04 de julho de 1970. Formado em Filosofia e Teologia é também bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro do Itapemirim (FDCI). Possui especialização em Processo Matrimonial Canônico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e também em Formação de Educadores, promovido em convênio com a Escola de Formadores da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib – SC), com sede em Florianópolis (SC).

Foi ordenado presbítero em 10 de março de 2001 em sua cidade natal e no dia 07 de junho de 2017 foi designado como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, pelo Papa Francisco, tendo recebido a ordenação episcopal no dia 09 de setembro do mesmo ano na diocese capixaba. Desempenha desde então o serviço de Bispo Auxiliar da referida arquidiocese.

Em 13 de dezembro de 2023 foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo diocesano de Caratinga (MG).

Atenção! Orientações das vestes litúrgicas para a celebração:

Bispos: trazer túnica e mitra branca.

Presbíteros e diáconos: túnica e estola branca.

Presbíteros e diácono da Diocese de Caratinga : trazer túnica e estola da diocese.

Rito de Posse e Celebração

Após a acolhida o novo bispo Dom Juarez chega a Catedral de São João Batista acompanhado de Dom Emanuel, bispo emérito da diocese, acompanhado ainda por Dom Airton, Metropolita e por Dom Orani Tempesta, cardeal do Rio de Janeiro.

Dom Juarez receberá o crucifixo das mãos do pároco da Catedral, padre Moacir Ramos Nogueira, logo em seguida o bispo beija a cruz, e recebe uma caldeira com água benta com a qual asperge e abençoa o povo presente dentro da Catedral para a celebração de posse.

Outros momentos significativos : Dom Juarez  se dirige à Capela do Santíssimo para sua oração pessoal e depois se dirige a sacristia, para paramentar e dar início a celebração da missa.

A missa inicia presidida por Dom Airton, logo após a acolhida aos presentes inicia o rito de posse  propriamente dito , com a Leitura das Letras Apóstolicas – (documento este que dá a Dom Juarez Delorto Secco a autonomia para governar a diocese de Caratinga) –  em seguida à leitura acontece a entrega do báculo (cajado)  simbolizando sua caminhada de vida pastoral.

Marcante também será a ocasião em que alguns representantes da diocese,  leigos, religiosos, colégio dos consultores e algumas autoridades civis irão até o novo bispo para cumprimentá-lo desejando um frutuoso pastoreio.

A missa segue como costume e ao encerramento teremos uma palavra de acolhida do representantes dos presbíteros e um religioso, um leigo, e por fim a palavra do novo bispo empossado Dom Juarez Delorto Secco.

Primeira Missa

No dia seguinte, domingo 18/02, Dom Juarez Delorto Secco presidirá sua primeira missa na Catedral Diocesana às 18h.