Diocese de Caratinga

Rádio Eclesia

Diocese de Caratinga realiza VI Curso de Férias para Educadores Populares

28/07/2022 . Notícias da Diocese

O VI Curso de Férias para Educadores Populares da Diocese de Caratinga ocorreu entre os dias 20 e 24 de julho de 2022, na Paróquia São João Batista, em São João do Manhuaçu. À luz da Campanha Fraternidade 2022, teve como tema “Fraternidade e Educação”, e como lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31, 26).

O evento contou com a participação de cerca de 400 cursistas de toda a Diocese de Caratinga e de algumas outras dioceses próximas.  Entre eles estavam presentes algumas religiosas do Instituto das Missionárias de Nossa Senhora das Graças e da Congregação das Irmãs Missionárias de Cristo. Outrossim, além dos diversos grupos e movimentos, contamos com a participação dos indígenas da tribo Pataxó, da cidade de Nova Coroa, na Bahia.

A programação foi muito dinâmica. Pela manhã, remotamente, tivemos palestras de várias pessoas, dentre as quais podemos citar a participação do Pe. Julio Lancelloti e do Pe. Patrick Samuel Batista , secretário executivo de Campanhas da CNBB. À tarde, foram realizadas oficinas sobre diversos temas, incluindo: terapias indígenas e corporais; dança circular sagrada; cantiga de roda e ciranda; a história e processos da mineração nos territórios da nossa casa comum; entre outras. E durante à noite aconteceram as famosas noites culturais.

Um dos destaques do encontro foi a carta de Dom Walmor, Arcebispo de Belo Horizonte e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), aos cursistas e organizadores, afirmando: “o cristão é, pois, chamado a ser um educador, conquistando respeito e adesão ao que ensina não pela força de títulos, ou por imposições hierárquicas, mas a partir da exemplaridade do seu jeito de ser. O cristão educa quando vive as lições daquele que é o educador por excelência: Jesus – o único que perfeitamente fala com amor e ensina com sabedoria”.

Segue abaixo na íntegra a mensagem de Dom Walmor:

Mensagem Dom Walmor

Por fim, no domingo, após a leitura da carta de compromisso, pela qual os cursistas se comprometeram a ajudar a construir uma sociedade justa e fraterna à luz do Evangelho, Dom Emanuel presidiu a Santa Missa encerrando o VI Curso de Férias para Educadores Populares da Diocese de Caratinga.

 

DIOCESE DE CARATINGA – MINAS GERAIS

VI CURSO DE FÉRIAS PARA EDUCADORES POPULARES

CARTA COMPROMISSO

Nós, participantes do VI Curso de Férias para Educadores Populares da Diocese de Caratinga, realizado de 20 a 24 de julho de 2022, na cidade de São João do Manhuaçu-MG, Paróquia São João Batista, Forania de Manhuaçu, agradecemos a Deus, nosso Bispo Diocesano Dom Emanuel Messias de Oliveira, o nosso clero, as congregações religiosas e a cada uma das pessoas que se deixaram guiar pelo Espírito Santo, para seguir prestando o serviço de formação oferecido pelo Curso de Férias, às comunidades e movimentos populares, com especial atenção à nossa juventude.

Todas as pessoas se colocaram a caminho e não mediram esforços para estar juntos em comunhão, nestes cinco dias de curso. Em especial destacamos as equipes de serviço e de coordenação que se mostraram dispostas a contribuir com esse grande mutirão. Na mesma fé de Abraão, “como se vissem o invisível, obedeceram ao chamado e partiram, sem saber para onde iam” (Hb 11, 8). Em meio a perdas de pessoas queridas, lágrimas, cansaços, receio do desconhecido e consciência das próprias limitações, arriscaram sonhar e partir para construir o tão sonhado VI. Curso de Férias para Educadores Populares: Com o Tema: Fraternidade e Educação e o Lema: Fala com sabedoria, ensina com amor. Pr 31,26.

Somos interpelados pela gravidade da conjuntura, pela aceleração da degradação ambiental, pelos milhões desempregados e desamparados e por mais de 600 mil mortos pelo COVID19 e convocados a agir, com a maior urgência.

Em relação ao cuidado com a Casa Comum e à sustentabilidade nas nossas paróquias e nossas comunidades, ASSUMIMOS os seguintes COMPROMISSOS:

  1. Pessoais

– Hospedar dentro de nós as sementes da vida e bloquear a entrada dos vírus da morte, da ganância, da insensibilidade, do consumismo e da exploração.

– Colaborar para uma união de todas as forças democráticas em torno de um projeto de país econômica e socialmente justo, politicamente democrático, ambientalmente sustentável;

– Estimular, em todos os âmbitos de nossas relações o apoio a ações humanitárias;

– Reunir muita gente ao nosso redor para conversar sobre a amorosidade responsável com a natureza e com as pessoas mais fragilizadas.

– Intensificar esforços de fraternidade com os mais empobrecidos.

  1. Comunitários e sociopolíticos

– Batalhar para que todos possam ter o direito a Terra, Teto e Trabalho e para que as gestões municipais garantam políticas públicas locais realmente comprometidas com o bem comum e com os cuidados socioambientais.

– Somar esforços independente das diferentes pertenças religiosas, políticas e ideológicas em favor de compromisso planetário para garantir uma nova Economia que promova vida para todos/as (Economia de Francisco e Clara);

– Ampliar ações coletivas que possam colaborar na implementação de possibilidades reais e urgentes para manutenção da vida e preservação da biodiversidade;

– Promover ações sustentáveis e repensar o modelo de consumo, criando espaços de debates e conscientização em escolas, igrejas, associações dos bairros.

– Desenvolver e apoiar os projetos de grupos de mulheres para a recuperação de sua dignidade e aprofundamento da discussão política sobre as necessidades mais urgentes do espaço em que vivem na família, no bairro, no trabalho.

– Garantir políticas públicas locais que estejam comprometidas com o bem comum e com os cuidados ecológicos em sua integralidade.

  1. Educativos

– Formar pessoas numa lógica do cuidado nos diferentes ambientes em que convivemos e organizar a discussão acerca dos saberes e experiências populares na construção de alternativas social e ambientalmente corretas;

– Conscientizar a população sobre as queimadas na Amazônia, no Pantanal, no Cerrado e nas reservas ecológicas urbanas e descobrir formas coletivas para frear o processo de destruição do patrimônio socioambiental no Brasil;

– Despertar nas crianças a consciência de que este modelo de consumo destrutivo não pode ser o seu futuro nem o do planeta terra, com quem temos que conviver em harmonia, praticando um consumo sustentável.

– Combater à mineração e seus impactos em todos os territórios, contribuindo com a conscientização das comunidades e dando suporte na resistência.

Dando graças a Deus pelo caminho percorrido nos despedimos e nos comprometemos em estar interligados para ajudar a mudar os rumos de nossos país, que passa por tempos sombrios e temerosos. Vamos juntos nessa caminhada, com ardor missionários e muita esperança.

 

São João do Manhuaçu, 24 de julho de 2022.

 

Colaboração – Rivaldo Luiz Norival Domiciano (aluno do 2º ano de filosofia)- SDNSR

– Giuliane Quirino – Coordenação Curso de Férias

– https://www.facebook.com/parsaojoaobatistamcu ( Paróquia São João Batista)

 

 

 

 

 

 

Cúria Diocesana

Praça Cesário Alvim, 156 - Centro Caratinga (MG) - Cep: 35.300-036

Contatos

(33) 3321-4600 Telefone e WhatsApp chancelaria@diocesecaratinga.org.br

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira 08h às 11h e 13h às 17h