Diocese de Caratinga envia dois seminaristas ao 4COMINSE em João Pessoa (PB)

13/07/2022 . Notícias da Diocese

Seminaristas de todo o Brasil estão reunidos no Estado da Paraíba, desde segunda, 11 de julho, para o 4º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas (COMINSE). A cidade de João Pessoa acolhe o evento realizado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) e pela coordenação nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISEs).

Na foto os seminaristas Yan, o secretário geral da Pontifícia União Missionária em Roma, Pe. Dinh Nhue Nguyem OFMConv e o seminarista Rivaldo

O congresso tem como tema “Missão ad gentes na formação de seminaristas” e o lema “Sereis minhas testemunhas até os confins da terra” (At 1,8). São 350 participantes, entre seminaristas, reitores e formadores de seminários, bispos e convidados, sendo um espaço de reflexão, troca de experiências e celebrações. O objetivo é animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros no Brasil, de maneira que a missão seja realmente eixo central da formação e os ajude a adquirir um autêntico espírito missionário.

O 4COMINSE conta com o fundamental apoio da Arquidiocese da Paraíba, Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

A diocese de Caratinga enviou ao 4Comise dois seminaristas, Rivaldo Luiz Norival Domiciano (aluno do 2º ano de filosofia) , Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário em Caratinga e o Yan de Souza Cardoso Carvalho  (propedêutico) Seminário Propedêutico São José em Ubaporanga.

Os dois seminaristas são filhos da Paróquia São Sebastião em Orizânia . No domingo dia 10 de julho, Pe. Christian Moreira Coelho de Oliveira presidiu celebração eucarística de envio  e leu a mensagem enviada pelo bispo diocesano Dom Emanuel Messias de Oliveira aos enviados.

Mensagem de Dom Emanuel Messias de Oliveira para o envio dos seminaristas Rivaldo e Yan para o Congresso Missionário

Meus queridos seminaristas,  Rivaldo e  Yan!

Aquele que enviou os apóstolos  em missão e envia cada um de nós esteja com vocês! Alegro-me muito em saber que vocês estão sendo enviados para o Quarto Congresso Missionário de seminaristas em João Pessoa.

A Igreja é essencialmente missionária. Foi com esta consciência que o Documento de Aparecida  não chamou mais o cristão de discípulo e missionário, mas, suprimindo o “e”, cunhou a expressão DISCÍPULO MISSIONÁRIO,  pois não se pode separar o discípulo da missão.

Ao sermos batizados nos tornamos discípulos missionários do Missionário do Pai. Nossa Igreja Particular de Caratinga sempre foi uma Igreja missionária, mas, nos últimos anos, sua missão está sendo apenas “ad intra”.

As paróquias se movimentam na dimensão missionária, mas estamos carecendo de uma missão “ad extra”, uma missão “ad gentes”. As Igrejas do norte de Minas e, principalmente, do norte do Brasil precisam muito de operários para a sua messe, pois lá a messe é grande e os operários são muito poucos.

Que este abençoado Congresso,  que começa, agora, na segunda-feira,  possa impregnar os corações de vocês  com a paixão pela missão.  Isto fará bem não apenas a vocês,  mas poderá  fazer eco em toda a nossa querida Igreja Particular de Caratinga.

Que o Espírito Santo, que procede do Pai e do Filho,  alma da Igreja e força propulsora de todo coração Missionário, acompanhe vocês, abrindo suas  mentes e corações, para que vocês voltem encharcados do Espírito do Missionário do Pai. Deus abençoe vocês!

Eu os envio em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.