O Seminário Diocesano de Nossa Senhora do Rosário acolheu, entre os dias 15 e 16 de março, o Despertar Vocacional Diocesano. Composto por quase setenta vocacionados com idade acima de 16 anos, o encontro teve como objetivo auxiliar os jovens a discernirem sua vocação, promovendo reflexões e amadurecimento sobre o chamado de Deus presente em cada um. Nesse sentido, em união com o Ano Jubilar que estamos vivenciando, cujo tema é “Peregrinos da Esperança”, o tema do encontro foi: “Vocação: Sinal de Esperança”, com o lema “A esperança não decepciona” (Rm 5,5). Assim, tendo como pilar de discernimento, além da vocação dos participantes, o valor sublime da Esperança, os vocacionados foram inspirados a buscar, com frequente meditação e oração, o discernimento vocacional individual.
O evento foi organizado com uma rica variedade de momentos de interação e reflexão. Palestras com testemunhos vocacionais, diálogos e a contribuição do bispo emérito de Caratinga, Dom Emanuel Messias de Oliveira, proporcionaram instantes significativos de introspecção para os participantes. Além disso, momentos de oração, como a Liturgia das Horas e a Santa Missa, bem como atividades comunitárias, como futebol e filme, enriqueceram as oportunidades de convivência e integração.
No domingo (16), o encerramento do encontro foi realizado com a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Juarez Delorto Secco, que expressou sua alegria em acolher os vocacionados e destacou o valor da intimidade com Deus, bem como de ouvir e responder ao Seu chamado.
Durante o encontro, além dos vocacionados estiveram presentes os padres formadores e palestrantes, os seminaristas da equipe do SAV (Serviço de Animação Vocacional) e as irmãs gracianas, que juntos compõem a comunidade do Seminário Diocesano de Nossa Senhora do Rosário.
Com entusiasmo, os vocacionados afirmaram sair inspirados e motivados a continuar em busca do discernimento vocacional.
Em oração, peçamos à Mãe das Vocações, a Bem-Aventurada Virgem Maria, que rogue a Deus por todos aqueles que buscam ouvir o chamado de Deus.
Colaboração – Seminarista Vítor Pábulo Elias Silva
Fotos – Fotos