“Deixai-vos reconciliar com Deus” 2 Coríntios, 5, 20 – 6° PLC em Santa Margarida-MG

01/04/2022 . Notícias da Diocese

O PLC Masculino (Peregrinação de Leigos Cristãos) teve início no Brasil na cidade de Caçapava-SP no ano de 1971, trazido da Itália pelo Frei Vittório Infantino de Tricardio. Padre Agostinho (in memória), pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Nazareth da cidade de Lajinha, da Diocese de Caratinga-MG, em uma de suas visitas à São Paulo, conheceu o Movimento e ficou encantado! Imediatamente tratou de trazer o movimento para a paróquia. Depois de implantado na paróquia de Lajinha, difundiu-se para outras paróquias: Resplendor, Governador Valadares, Iúna, Manhuaçu e região.

Devido tamanho crescimento do Movimento, perceberam a necessidade de fazer um diretório e criar a coordenação Diocesana. No dia 09/07/2019 foi eleita a 1° coordenação Diocesana, recebendo a provisão dada pelo Bispo Diocesano no dia 28/11/2019. Sendo nomeado o Senhor Paulo Timóteo Alves de Freitas, para Coordenador Diocesano.

Na Paróquia de Santa Margarida de Antioquia, no mês de maio de 2016, por iniciativa do Gilmar Bastos, irmão perseverante da Paróquia Bom Pastor de Manhuaçu e o padre Júlio César, então pároco, houve o início do movimento e com ele uma nova era de transformação completa na Igreja, com a implantação do movimento.

O PLC trouxe e contínua trazendo muitos homens à participação na Igreja, provocando conversões, sejam elas religiosas, sociais ou familiares. Inúmeros homens voltam a servir à Igreja, por terem participado do movimento e escutado a palavra de Deus. A inserção daquele que estava distante, que não frequentava nenhum movimento, pastoral ou nem mesmo as missas, passou a participar ativamente.  Por isso mesmo, passa a ser marcante e determinante para muitos, um novo “jeito de ser Igreja, e fazer Igreja”.

A forma da condução dos encontros é voltada essencialmente para à família, tem como paradigma a Sagrada Família, fazendo com que cada um repense sua forma de educar seus filhos, o trato com sua esposa, o respeito para com os vizinhos, amigos e parentes. Cada palestra e testemunho no encontro é uma indagação a mais para o verdadeiro desejo de ser família de Deus.

A família recebe em casa um Homem novo, verdadeiramente cristão, que ocupa os espaços, antes ocupado somente pela mulher, capaz de ouvir, e sentir as necessidades dos filhos, esposa e familiares. Homem de oração, completamente mudado e transformado pela palavra e o ensinamento de Deus. Contagiado pelas ações do Senhor, assume responsabilidades nas pastorais e movimentos.

Temos exemplos de homens que eram ateus, e hoje participam ativamente da liturgia. Homens que viviam na prostituição, no alcoolismo, no tráfico de drogas, no roubo, hoje levam uma vida de espiritualidade, companheirismo, fidelidade e equilíbrio sob a Luz do Senhor.

Neste 6° Encontro do PLC Masculino em Santa Margarida-MG, realizado nos dias 25, 26 e 27 de março de 2022, não foi diferente. Os 88 servos que se dispuseram a caminhar nesta jornada de quase 03 dias, com os 61 cursistas (Santa Margarida, São Domingos, Abre Campo, Iapú, Bugre e Ipaba), não peregrinaram apenas pelo ato de caminhar, ou estar junto ou quem sabe, executar um trajeto, mas com determinação e motivação pelo sagrado, pelo Espírito Santo de Deus. Na crença da mudança e transformação dos corações, os encontristas tiveram a oportunidade de viajar com vários palestrantes, dentre eles, o padre Christian Moreira da Paróquia de São Sebastião – Orizânia; o padre José Antônio da Paróquia de São Sebastião – Matipó; o padre Geraldo Gouveia da Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Vila Nova; o padre Júlio César da Paróquia Nossa Senhora da Penha – Ipaba e o padre Jamir Pedro Sobrinho da Paróquia de Santa Margarida de Antioquia – Santa Margarida.

A proposta no trajeto da peregrinação era: “Deixai-vos reconciliar com Deus” 2 Coríntios, 5,20. E as reconciliações aconteceram, barreiras foram quebradas por causa da fé em Deus. Ele teve a complacência e pôde abraçar misericordiosamente. Sua Expiação, Seus ensinamentos, Sua esperança, Sua paz e Seu exemplo, nos ajudou a mudar muitas vidas, enfrentar provações e seguir avante com fé, até o final.

A paz de Cristo e o Amor de Maria!

Wanderson Fernandes de Oliveira

Colaboração- Regina – Secretária paroquial