Criada a Paróquia Santo Antônio de Pádua de Caratinga

17/06/2023 . Notícias da Diocese

Foi criada, na noite  desta terça-feira (13/06), às 19h 30 min, na cidade de Caratinga , a Paróquia Santo Antônio de Pádua de Caratinga.

A missa solene, no dia da festa do excelso padroeiro, foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Emanuel Messias de Oliveira, que nomeou o padre Bismarque Maciel de Oliveira como primeiro pároco da nova paróquia.

A criação canônica da Paróquia de Santo Antônio de Pádua de Caratinga foi um marco para a referida comunidade eclesial.

A cerimônia festiva contou com a presença de vários  sacerdotes , seminaristas, religiosos e religiosas, e todo o povo de Deus que faz parte desta história de fé e devoção.

Também no início da eucaristia solene, o vigário geral  da diocese de Caratinga, padre José Carlos de Oliveira , fez a leitura do Decreto de Criação e nomeação do novo pároco,  por ocasião da instalação da nova paróquia e posse do seu primeiro pároco.

Dom Emanuel  deu posse ao padre Bismarque  como primeiro pároco da nova paróquia. Ele fez o Juramento de fidelidade à paróquia que lhe foi confiada.

Logo após a homilia, recebeu alguns símbolos que representam a tomada de posse como a chave da igreja e do Sacrário .

Dom Emanuel  falou da alegria que é criar uma paróquia, principalmente por se tratar de uma paróquia que era sonho de Pe. Humberto Borelli, não apenas pra ampliação de números, mas expandir a ‘comunidade’ afim de que, o Evangelho possa ser sempre muito difundido ao povo de Deus.

Dom Emanuel recordou com carinho uma frase usada por padre Bismarque ao celebrar para a comunidade de Santo Antônio : ” Eu vou vir para aqui e vou cuidar de cada um de vocês”… Das mãos do bispo diocesano o novo pároco recebeu a chave da igreja.

Ao final da celebração uma singela homenagem e coroação ao padroeiro Santo Antônio, a coordenação da comunidade agradeceu aos padres Josimar e José Geraldo, da paróquia Nossa Senhora da Conceição,  pelo empenho em auxiliar para que o sonho de Pe. Borelli fosse acalentado pela realidade deste dia. Acolheu também o novo pároco, padre Bismarque. Todas as comunidades da nova paróquia marcaram presença .

Visivelmente emocionado e feliz, padre Bismarque , que contou com a participação de sua mãe à cerimônia, discursou sobre este momento, agradeceu a presença de todos os presentes e os que acompanham pelas redes sociais. “Juntos vamos irradiar a luz do evangelho”, destacou a pessoa do saudoso Pe. Borelli.

Ao final da celebração Dom Emanuel abençoou os pães de Santo Antônio.

Padre Josimar Franco Floreado agradeceu a todos e convidou para um delicioso jantar na Escola Estadual  Sinfrônio Fernandes.

Extensão Territorial da Nova Paróquia.

Paróquia Santo Antônio de Pádua de Caratinga as seguintes Comunidades, Igrejas e Oratórios: Divina Misericórdia; Nossa Senhora Aparecida (Córrego Água Santa); Nossa Senhora Aparecida (Distrito de Dom Lara); Nossa Senhora da Imaculada Conceição (Distrito de Dom Lara); Nossa Senhora do Rosário (Córrego Pé da Serra); Nossa Senhora do Rosário (Patronato); Divino Pai Eterno (Esperança II); Sagrado Coração de Jesus (Córrego Esbirro); Santa Rita de Cássia (Córrego Esbirro); Santo Expedito; São Bento; São Francisco de Assis (Km 600, Bom Jesus do Galho); São Geraldo (Distrito de São Geraldo); São José (Distrito de Dom Lara); São Sebastião (Córrego Água Santa); São Sebastião (Córrego Fundacinha); São Vicente (Córrego Forquilha); e, como Casa Paroquial, o imóvel residencial sito à Rua Santo Antônio, 379 – Apartamentos 101 e 102, no Bairro Santo Antônio, na cidade de Caratinga, MG.

Colaboração- Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Fotos- Robson Silveira