Coordenadores do Terço dos Homens da Forania de Caratinga se reúnem para troca de experiências

27/09/2022 . Notícias da Diocese

Aconteceu neste sábado, dia 24 de setembro de 2022, na paróquia Coração Eucarístico de Jesus (Santuário de Adoração Perpétua), a Reunião Pastoral do movimento do Terço dos Homens da forania de Caratinga.

O encontro iniciou com um café para recepção dos participantes e, em seguida, as apresentações dos presentes, em especial da equipe de coordenação Diocesana do movimento, composta da seguinte forma:

Coordenador: João de Sousa Campos (Paróquia São Domingos de Gusmão – Ubaporanga);

Vice-coordenador: João Paulo Teixeira Rosa (Santana do Tabuleiro, Paróquia Nª Srª da Conceição – Vermelho Novo);

Secretário: José Geraldo Fidelis (Paróquia Santa Bárbara – Santa Bárbara do Leste);

Tesoureiro: Idênio Valentim dos Santos (Paróquia São Domingos de Gusmão – Ubaporanga).

Também foi apresentada a equipe coordenadora da Forania de Caratinga, composta por:

Coordenador: Odiel do Nascimento (Paróquia Coração Eucarístico de Jesus – Santuário Caratinga)

Vice-coordenador: Fábio Peixoto Roque (Paróquia Coração Eucarístico de Jesus – Santuário Caratinga)

A reunião, que contou com a participação de pelo menos 50 homens, coordenadores e representantes do movimento na Forania de Caratinga, foi um momento propício para elucidar a realidade de cada local, enaltecendo as boas experiências e os bons frutos gerados e também apontando as suas dificuldades e desafios, sendo uma das maiores queixas a evasão dos participantes, principalmente após o início e decorrer da pandemia de COVID-19. Durante as trocas de experiências, foram sugeridas ações como maior participação dos párocos; participação mais ativa do movimento nas comunidades com trabalhos sociais; e resgate da espiritualidade dos membros e suas famílias, da comunidade e de todos aqueles que disso necessitam, exercendo o papel de “Pescador de Homens” e dando forma à missão de todo cristão católico batizado em prol do Reino de Deus.

Dentre os participantes, se fez presente um nonagenário, participante ativo, e um trintenário, coordenador, mostrando que a idade não é barreira para o ingresso e trabalho no movimento.

Em sua palavra, o Assessor e Diretor Espiritual Diocesano do movimento, padre Marcondes Ferreira dos Santos (Paróquia Senhor Bom Jesus – Caratinga), enfatizou a importância da devoção popular e da igreja a Maria Santíssima e que a oração do terço, mesmo sendo uma devoção mariana, é Cristocêntrica, pois tudo aponta e leva ao Cristo Jesus que é o centro de nossa fé.

Buscando fortalecer o trabalho do movimento na diocese, os coordenadores divulgaram a data e local do Encontro Diocesano do Terço dos Homens. Neste próximo ano, o encontro acontecerá no dia 06 de agosto, em São João do Manhuaçu.

O encontro encerrou com a Santa Missa e logo após o sorteio da Ação Entre Amigos de cinco televisores e um almoço para os participantes.

“Ó Mãe e Rainha do Santo Rosário Mãe Admirável, Mãe do Santuário O mundo sem fé na dor se consome Ajuda esse mundo com o Terço dos Homens” (Pe. Antônio Maria)

FONTE- https://saojudascaratinga.com.br

Fotos por Pascom SJT